Campus Piúma participa de projeto que monitora tubarões em Noronha
Professor do campus esteve em expedição para instalar equipamentos de rastreamento nos animais.
O Campus Piúma firmou uma parceria com o Projeto Tubarões e Raias de Noronha para auxiliar no monitoramento do comportamento desses animais ao redor do arquipélago de Fernando de Noronha. Entre os dias 9 e 18 de julho, o professor Jones Santander Neto esteve no local participando de uma expedição. Ele é coordenador do Laboratório de Dinâmica de Populações Marinhas (Dimar) do campus.
Durante esse período, foram coletadas amostras de sangue e instalados equipamentos de rastreamento e monitoramento em 38 tubarões. Os equipamentos são transmissores e receptores acústicos adquiridos por meio de projeto aprovado em edital da Fapes pelo professor Jones e o Dimar.
A ênfase da pesquisa em Noronha é o tubarão-tigre, porém também foram registradas e coletadas amostras de outras espécies presentes na área. O estudo contribuirá para um melhor entendimento da dinâmica dos tubarões em seu habitat e para o desenvolvimento de estratégias de conservação.
O professor Jones explicou que ainda há vários transmissores acústicos para serem instalados nos tubarões. “Existem expedições marcadas para dezembro e fevereiro. Não sei se serão suficientes para aplicarmos todos os transmissores acústicos”, informou. Ele participará das futuras expedições e da análise dos dados coletados.
Redes Sociais