Página inicial > Notícias > Evento vai abordar a Educação de Jovens e Adultos na Educação Profissional

Evento vai abordar a Educação de Jovens e Adultos na Educação Profissional

Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2024, 11h29 | Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2024, 11h33

Objetivo é fortalecer a oferta dessa modalidade no Ifes. A realização é do Comitê Permanente EJA-EPT.

Será realizado no dia 27 de agosto o evento “Educação de Jovens e Adultos na Educação Profissional (EJA-EPT): Compreender, Planejar e Fortalecer a Oferta no Ifes”. O encontro foi proposto pelo Comitê Permanente EJA-EPT, vinculado à Diretoria de Ensino Técnico da Pró-reitoria de Ensino (Proen). O objetivo é fortalecer a oferta desta modalidade de ensino no Ifes por meio de um processo abrangente de compreensão, planejamento e acompanhamento.

Instituído por portaria institucional, o Comitê é um órgão consultivo, propositivo e de acompanhamento que desempenha um papel crucial na formulação e implementação das políticas de EJA-EPT/Proeja no Ifes. Em 2024, uma das principais ações do comitê é a organização de uma formação ampla, com discussões regionais nas macrorregiões do Estado, culminando em um encontro final. A formação oferecida agora tem como finalidade mapear e consolidar a oferta da EJA-EPT no Ifes, integrando as dimensões de ensino, pesquisa e extensão.

O evento acontecerá no Auditório da Cidade da Inovação, em Vitória (ES), das 8h30 às 17h. A programação do dia contará com palestras, mesas-redondas e momentos de discussão sobre os cenários atuais e futuros da EJA-EPT, tanto no âmbito do Ifes quanto em uma perspectiva mais ampla dentro da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Programação Completa:

9h: Abertura

9h30: Apresentação do Comitê Permanente EJA-EPT do Ifes

10h: Palestra “Contextualizando a EJA-EPT na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”- Palestrante: Carlos Artur Arêas - Instituto Federal Fluminense (IFF)

11h30 Painel “O Comitê EJA-EPT no Ifes - Caminhos Construídos e em Construção”

12h30: Almoço

13h30: Mesa-redonda “As Experiências da Oferta de EJA-EPT na Rede Federal: (Re)Conhecendo e (Re)Pensando Ofertas” – Participantes: Adriano Larentes da Silva - Pró-reitor de Ensino do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC); Diego Gomes - Instituto Federal de Goiás (IFG). Mediação: Glaucia Ferrari (Ifes - Campus de Alegre)

15h30: Coffee Break

15h45: Mesa-redonda “EJA no Espírito Santo: Cenários e Formas de Aprender” – Participantes: Carlos Fabian de Carvalho (Fórum EJA Espírito Santo); Mariane Berger (SEDU). Mediação: Elisangela dos Santos de Oliveira (Ifes - Campus Piúma)

17h15: Encaminhamentos do Comitê Permanente EJA-EPT