Página inicial > Notícias > Ifes desenvolve soluções criativas em parceria com paneleiras

Ifes desenvolve soluções criativas em parceria com paneleiras

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2024, 15h44 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2024, 15h46

Projeto Enactus promove empreendedorismo aliado à sustentabilidade e fortalece a cultura capixaba.

enactus paneleiras 2

Alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) desenvolvem um projeto que apresenta soluções criativas em parceria com as paneleiras de Vitória. O Projeto Enactus se destaca por aliar empreendedorismo e sustentabilidade em um movimento que fortalece a economia local e a cultura capixaba.

A iniciativa nasceu em 2020, durante a pandemia, com o foco de auxiliar as paneleiras que, em razão do coronavírus, ficaram impossibilitadas de trabalhar devido ao fechamento do galpão. “Mas o projeto cresceu mesmo com a retomada do comércio das panelas de barro”, relembra o coordenador da Enactus campus Vitória, professor Christian.

Na época, eles desenvolveram um projeto com o foco em precificação, sustentabilidade econômica, marketing digital e pessoal e sustentabilidade ambiental. Tudo que a Enactus representa. A rede é uma iniciativa internacional que conecta empreendedorismo socioambiental protagonizada por alunos universitários. A Enactus Brasil coordena e orienta os times brasileiros a respeito de como eles devem atuar.

No Espírito Santo, os participantes encontraram um jeito bem capixaba de reverberar o projeto. Eles se reinventaram e agora eles desenvolvem acessórios que complementam o trabalho das paneleiras.

enactus paneleiras 4

“Temos dois tipos de acessórios. O primeiro tipo é produzido por nós mesmos e inclui suportes de panela, estantes para expor panelas e petisqueiras que podem até ser usadas na Airfryer”, explica o aluno de engenharia Elétrica Willian Pretti, que há um ano e meio integra o time Enactus do Ifes Vitória. O segundo tipo de acessório é feito com panos em parceria com o Ateliê Formiguinhas, da professora Maria Clara. O ateliê produz luvas, aventais, porta-vinhos e a famosa ecobag. Todos os materiais são reciclados.

Os produtos são vendidos em feiras, eventos e exposições e o dinheiro arrecadado é repassado para a Associação das Paneleiras de Goiabeiras. A Enactus do Ifes Vitória já idealiza um site em que os produtos sejam vendidos virtualmente.

Processo seletivo
Todos os alunos são voluntários. Os ciclos vão do mês de agosto de um ano a julho do ano seguinte e neles há sempre a possibilidade de renovação das diretorias, com processo seletivo e capacitação, O número de alunos pode variar de ano a ano, eles contam com uma média entre 10 a 20 participantes. “Nosso processo seletivo é bem completo”, explica Willian. “Os candidatos podem se inscrever em duas opções de setores que possuem mais afinidade”, continua.

Passada essa etapa, a Enactus promove uma reunião geral com todos os inscritos para apresentá-los ao projeto e, só após a reunião, são realizadas as reuniões individuais. Depois, eles vão para uma espécie de treinamento nas áreas em que se voluntariaram para já entrarem no ritmo de trabalho nos respectivos setores.

Parceria do bem
A presidente da Associação das Paneleiras de Goiabeiras, Berenice Nascimento, tem aprovado esta parceria, que, segundo ela, tem sido benéfica e tem contribuído para a autoestima e para o trabalho das paneleiras. “Elas eram tímidas, mas agora elas contam a história delas mais à vontade. Eles vão de box em box conversando com elas”, detalha Berenice.

enactus paneleiras 1

Não são apenas as paneleiras que se sentem mais à vontade. Os alunos que participam do projeto sentem que estão mais preparados para lidarem com os desafios do mercado. “Aprendi a liderar projetos, apresentar ideias, colaborar em equipe, fazer networking com empresas e estudantes, e, sobretudo, desenvolver paixão por resolver problemas e gerar impacto social de forma sustentável através do empreendedorismo”, relata o estudante Deivid Braian, presidente da Enactus do Ifes - Campus Vitória.

Willian também se sente realizado, mas não apenas como alguém que está projetando uma vida profissional, mas como ser humano. “A Enactus representa pra mim uma oportunidade de poder ajudar quem realmente precisa, com ela sinto que posso fazer a diferença na vida de alguém”, acredita.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão (Proex)