Página inicial > Notícias > Encontro de Indicação Geográfica com a Rede Federal começa na quarta-feira (4)

Encontro de Indicação Geográfica com a Rede Federal começa na quarta-feira (4)

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2024, 11h03 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2024, 11h03

Programação inclui palestras, visitas técnicas a propriedades e mostra de produtos na 4ª RuralturES.

O Ifes – Campus Venda Nova do Imigrante sedia, nos dias 4, 5 e 6 de setembro, o Encontro de Indicação Geográfica com a Rede Federal. O evento é destinado a servidores da Rede Federal, estudantes, representantes de cooperativas e associações e o público envolvido na temática, além dos coordenadores do Edital Setec/MEC nº 03/2022 de Desenvolvimento de Indicação Geográfica - IG. O encontro terá transmissão ao vivo pelo canal do Ifes no YouTube.

Entre os destaques da programação está a palestra de abertura com o tema “Canastra: dois séculos de tradição e muitas histórias pra contar”, por Higor Freitas, economista e gerente executivo da Associação dos Produtores de Queijo Canastra. Há ainda a palestra “Avaliação multidimensional de desenvolvimento territorial no processo de reconhecimento de uma Indicação Geográfica”, que será ministrada pelo professor Dr. Jean-Louis Le Guerroué, da Universidade de Brasília (UnB), e o lançamento da Coletânea de Diagnóstico de Indicação Geográfica dos projetos aprovados por chamada pública no Edital Setec/MEC nº 03/2022.

A programação inclui ainda mesa-redonda, oficina, palestras, mostra de produtos de Indicação Geográfica dos projetos contemplados no Edital Setec/MEC nº 03/2022 e visitas técnicas a fazendas e cervejarias locais. Os interessados podem se inscrever pelo site: even3.com.br/encontro-de-indicacoes-geograficas-com-a-rede-federal.

Realizado em parceria pelos Institutos Federais do Espírito Santo (Ifes) e de São Paulo (IFSP), responsáveis pela coordenação dos editais de fomento à Indicação Geográfica na RFEPCT, o evento é promovido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). O Encontro de Indicação Geográfica com a Rede Federal conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), além da operacionalização financeira da Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Espírito Santo (Facto).

RuralturES
No mesmo período, o município de Venda Nova do Imigrante sediará a 4ª Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES). O evento é uma iniciativa do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB), Sebrae/ES e Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, com apoio da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures).

A 4ª RuralturES acontecerá de 5 a 8 de setembro, na Fazenda Pindobas, e na feira, haverá um estande dedicado à promoção das IGs dos participantes do encontro, onde alguns produtores vão expor e comercializar produtos de Indicação Geográfica.

Indicações Geográficas
De acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a Indicação Geográfica (IG) identifica a origem de um produto ou serviço que tem certas qualidades graças à sua origem geográfica ou que tem origem em um local conhecido por aquele produto ou serviço. A proteção concedida por uma IG, além de preservar as tradições locais, pode diferenciar produtos e serviços, melhorar o acesso ao mercado e promover o desenvolvimento regional, gerando efeitos para produtores, prestadores de serviço e consumidores.

Em 2023, o Espírito Santo alcançou o total de dez Indicações Geográficas. São elas: Panelas de Barro de Goiabeiras, Mármore de Cachoeiro de Itapemirim, Cacau em amêndoas de Linhares, Inhame de São Bento de Urânia, Café Conilon do Espírito Santo, Cafés Arábica das regiões das Montanhas do Espírito Santo, Café Arábica do Caparaó, Pimenta-rosa de São Mateus, Pimenta-do-reino do Espírito Santo e Socol de Venda Nova do Imigrante.