Campus Cachoeiro celebra assinatura de acordos de cooperação técnica entre fundadores do Distrito 28
O Distrito 28 atua como um ambiente que busca promover a integração da tríplice hélice, academia, governo e iniciativa privada.
O Campus Cachoeiro de Itapemirim celebrou a assinatura dos acordos de cooperação técnica (ACTs) entre as entidades fundadoras do Distrito 28, o novo hub de inovação da região. A formalização ocorreu durante a Cachoeiro Stone Fair, na última quarta-feira (28), com a presença do reitor Jadir José Pela, que consolidou a parceria entre o Distrito 28, a Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e as empresas Unimed Sul Capixaba, Centrorochas, Cetemag e Sindirochas.
O Distrito 28 atua como um ambiente que busca fortalecer a Cidade da Inovação, promovendo a integração da tríplice hélice, academia, governo e iniciativa privada. O novo hub de inovação almeja ainda melhorar as condições socioeconômicas, culturais e fomentar a geração de emprego e renda para a população da região central sul do Espírito Santo.
O coordenador do Distrito 28, Lucas Poubel, explicou que o ecossistema local identificou, desde 2022, a necessidade de um espaço que conectasse essas ações, localizado no centro econômico da região. “O objetivo principal é atender essa demanda, oferecendo soluções tecnológicas para setores produtivos importantes, como o de rochas, metalomecânico, saúde e agropecuária, por meio da conexão com instituições de ensino e pesquisa. Além disso, o hub visa gerar desenvolvimento social, econômico e renda para a região”, pontuou.
Hub de Inovação
O Hub de Inovação é um espaço dedicado a promover conexões estratégicas entre instituições de ensino superior, empresas e governo, facilitando o desenvolvimento de inovações e tecnologias. Para o Ifes, uma das vantagens desse ambiente é a oportunidade de estreitar laços com empresas, órgãos governamentais, startups, investidores e grandes corporações, criando um ambiente favorável para o surgimento de ideias inovadoras e soluções eficazes para os desafios do ecossistema local.
Cidade da Inovação
A Cidade da Inovação é uma plataforma criada para promover soluções que impulsionam o desenvolvimento humano, econômico e sustentável por meio da articulação entre o Ifes, instituições governamentais, o setor produtivo e a sociedade civil. Localizada nos antigos Galpões do IBC, em Vitória, o espaço já abriga o Polo de Inovação Vitória e o escritório regional do INPI. O objetivo futuro é ampliar a atuação com novos parceiros, laboratórios e atividades, criando um ambiente de inovação que conecta toda a comunidade capixaba e o setor produtivo globalmente.
Fonte: Agifes
Redes Sociais