Página inicial > Notícias > Comitê de Ética em Pesquisa tem credenciamento renovado

Comitê de Ética em Pesquisa tem credenciamento renovado

Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2024, 09h12 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2024, 09h37

O CEP analisa projetos de pesquisa do Ifes e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos do Ifes (CEP) teve o registro e o credenciamento renovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão vinculado ao Ministério da Saúde. O credenciamento é necessário para dar andamento às análises, para que não seja preciso que outros comitês analisem os projetos de pesquisa do Ifes. A renovação tem validade de quatro anos, a partir do dia 20 de agosto de 2024.

O CEP é registrado na Conep desde 2009 e tem como atribuição a avaliação ética dos projetos de pesquisa que envolvem seres humanos como sujeito participante da pesquisa. São encaminhados para o comitê os projetos que contam com a participação de pesquisadores e estudantes do Ifes, ou de instituições que mantêm convênio científico com o Instituto.

O CEP analisa projetos de pesquisa do Ifes e de outras instituições do Brasil e de outros países, como Portugal. Em 2023, foram submetidos 421 projetos para análise do comitê. Neste ano, somente no primeiro semestre, já foram emitidos 159 pareceres.

Saiba mais sobre o CEP Ifes.