Página inicial > Notícias > PRPPG divulga edital para mobilidade internacional para estudantes e docentes de programas de pós-graduação stricto sensu

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2024, 16h17 | Última atualização em Segunda, 09 de Setembro de 2024, 16h17

Cada programa deverá promover sua seleção interna até o dia 17 de setembro.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes (PRPPG) lançou edital para seleção interna de estudantes e docentes permanentes dos programas de Pós-Graduação stricto sensu da instituição para mobilidade acadêmica internacional. Os programas de Pós-Graduação deverão promover a seleção interna de estudantes e docentes com lançamento de chamada específica até o dia 17 de setembro. Acesse o edital 17/2024.

O edital faz parte do Programa Institucional de Intercâmbio e Cooperação em Pesquisa e Pós-Graduação (Prointer), realizado em parceria pela Diretoria de Pós-Graduação da PRPPG e a Assessoria de Relações Internacionais (Arinter). A iniciativa destina recursos para fomentar ações de internacionalização junto aos cursos de mestrado e doutorado do Ifes.

Os estudantes e docentes permanentes selecionados em cada programa de pós-graduação stricto sensu do Ifes receberão auxílio financeiro para custear despesas referentes às ações de internacionalização, a ser viabilizado pela PRPPG. O valor a ser oferecido será de até R$25.000,00 para cada curso de Mestrado e de até R$50.000,00 para o curso de Doutorado.

Os programas de Pós-Graduação definirão o tipo e a duração da mobilidade internacional. E cada programa também deverá planejar ações de internacionalização que atendam às exigências da Área de Conhecimento/Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) à qual estejam vinculados.

Acesse o edital em prppg.ifes.edu.br/editais.