Página inicial > Notícias > Gestores do Ifes visitam instituições em Portugal e Noruega

Gestores do Ifes visitam instituições em Portugal e Noruega

Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2024, 14h54 | Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2024, 14h54

Viagem prevê ainda assinatura de acordos de cooperação.

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela, viaja, entre os dias 14 e 28 de setembro, para cumprir agenda em instituições de Portugal e da Noruega. A missão Noruega-Portugal faz parte das ações de internacionalização do Ifes e é organizada pela Assessoria de Relações Internacionais (Arinter).

A missão terá início em Portugal, um dos mais importantes parceiros internacionais atualmente, com o qual o Ifes iniciou em 2021 um programa de Dupla Diplomação e mobilidade acadêmica com o Politécnico de Bragança. No momento, a instituição conta com Acordos e Plano de Trabalho implementados em 2023 com o Politécnico do Porto, Politécnico de Portalegre, Politécnico de Coimbra e outros parceiros portugueses. Em junho de 2024, teve início a parceria com o Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (Iscia), que contempla o primeiro Acordo Bilateral Institucional Erasmus+, Iscia e Ifes.

O Ifes também começou um acordo de cooperação em 2023 com a Norwegian University of Science and Technology (NTNU), na Noruega, cidade de Ålesund. O contato entre as instituições foi decorrente dos projetos de pesquisa “Norwegian-Brazilian partnership program on sustainable aquaculture systems (2019-2022)” e “Digital twin lab para educação científica laboratorial biomédica internacional (2022-2026)”, financiados pela Norwegian Agency for International Cooperation and Quality Enhancement in Higher Education (DIKU),que resultou em mobilidade para a servidora Flavia Duarte Ferraz Sampaio em 2022 e para uma aluna da Graduação em Biomedicina em 2023 para a NTNU. As visitas tiveram o objetivo fortalecer a colaboração entre as instituições e ampliar a rede de contatos por meio de pesquisas conjuntas, bem como ações que possibilitem novas metodologias, áreas de estudo e aplicações de novas tecnologias para as instituições envolvidas.

Entre as atividades planejadas para a missão Portugal-Noruega estão visitas às instalações das diversas instituições parceiras, como laboratórios, empresas juniores, biblioteca, campo de experimentação, espaços acessíveis e inclusivos. Serão visitados: Politécnico de Portalegre, Politécnico de Santarém, Politécnico de Leiria, Instituto Superior de Educação (Iscia), Politécnico do Porto, Politécnico de Bragança, Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) e parceiros corporativos e tecnológicos na Noruega.

A agenda prevê ainda reunião com os gestores das diversas instituições, encontro com alunos do Ifes que estão em mobilidade acadêmica no Politécnico de Portalegre e no Politécnico de Bragança, em Portugal; e workshop NTNU, Ifes e Instituto Federal do Paraná (IFPR) para discutir outras possibilidades de colaboração e trocar experiências e objetivos futuros para novas colaborações com atores e instituições privadas e públicas. A missão contemplará ainda a assinatura do acordo de cooperação técnica e plano de trabalho com o Politécnico de Leiria, entre outras atividades.

A agenda com as instituições portuguesas será acompanhada pelos diretores-gerais Leandro Bitti Santa Anna (Campus Aracruz); Jocelia Abreu Barcellos Vargas (Campus Cariacica); Renato Chaves Oliveira (Campus Centro-Serrano); Anderson Rozeno Bozzetti Batista (Campus Nova Venécia); Ednaldo Miranda de Oliveira (Campus Santa Teresa); e Eros Silva Spalla (Campus São Mateus), que cumprirão cronograma relacionado às demandas de seus campi. Participa ainda da missão a professora Flavia Duarte Ferraz Sampaio, representando a Arinter; e uma comitiva do IFPR.