Página inicial > Notícias > 8º Encontro do POCAR abordará Indicação Geográfica e Autenticidade Regional

8º Encontro do POCAR abordará Indicação Geográfica e Autenticidade Regional

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2024, 15h55 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2024, 15h55

Entenda como diferenciar a velocidade de reconhecimento de uma Indicação Geográfica, do impacto real e duradouro.

No próximo dia 24 de setembro, às 14h, ocorrerá o 8º Encontro do Programa de Origem Capixaba e Autenticidade Regional – POCAR, que abordará o tema “Reconhecimento de Indicação Geográfica: Não Confundir Velocidade e Precipitação”. O evento, promovido pelo Núcleo Incubador do campus Guarapari, é gratuito e será realizado on-line.

O encontro contará com a palestra do professor Jean-Louis Le Guerroué, da Universidade de Brasília (UnB). O professor Le Guerroué possui pós-doutorados em “Patrimônio Alimentar e Desenvolvimento Sustentável”, pela Univille/SC; e em “Indicação Geográfica”, pelo CIRAD UMR Innovation et Art-dev, na França. Além disso, é doutor em “Ciência e Tecnologia dos Alimentos”, pelo Institut National de la Recherche Agronomique e integra o comitê científico da associação “Origin for Sustainability” na Suíça.

Participe e entenda como diferenciar a velocidade de reconhecimento de uma Indicação Geográfica, do impacto real e duradouro na valorização e desenvolvimento sustentável dos produtos regionais e muito mais. Acompanhe também outros encontros do POCAR. As reuniões do programa são quinzenais, às terças-feiras, das 14h às 16h.

Confira ainda a playlist com a gravação dos encontros anteriores: eduplay.rnp.br/portal/playlist/226444.

Agenda das Oficinas do POCAR:

08/10/2024 – 9º encontro: Abordagem metodológica FAO/ONU – Círculo Virtuoso para produtos com qualidade vinculada a origem – Parte 2

22/10/2024 – 10º encontro: Governança ambiental, social e corporativa – ESG

05/11/2024 – 11º encontro: Associativismo e Cooperativismo

19/11/2024 – 12º encontro: Marcas Coletivas (Aprofundamento)

03/12/2024 – 13º encontro: Palestra – Estudo de Caso IG

POCAR
O Programa de Origem Capixaba e Autenticidade Regional – POCAR é um programa de extensão em rede do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O programa visa promover a pesquisa, extensão e inovação com foco em Indicações Geográficas (IGs), Marcas Coletivas e produtos de origem e tradição capixaba. O objetivo do POCAR é fortalecer os Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região, além de apoiar empreendimentos existentes e fomentar novos negócios com base nas características territoriais e tradições locais.

Para alcançar o objetivo, o POCAR busca identificar potenciais produtos que possam se qualificar como IGs ou Marcas Coletivas, capacitar comunidades e associações locais para estruturarem os produtos e garantir o cumprimento de normas técnicas e sanitárias. O POCAR ainda visa sensibilizar estudantes e servidores do Ifes sobre a importância da propriedade industrial, bem como criar vínculos entre a pesquisa acadêmica e as necessidades das comunidades envolvidas.