Página inicial > Notícias > Ifes decreta luto oficial pelo falecimento do professor aposentado José Maurício Rodrigues

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2024, 15h34 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2024, 16h03

Além de professor, Maurício era ex-aluno e foi o primeiro ouvidor da instituição.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do professor aposentado José Maurício Rodrigues. Nascido em Coimbra (MG), Maurício entrou como estudante em 1964, na primeira turma do curso de Eletrotécnica, quando a instituição se chamava Escola Técnica Federal do Espírito Santo. Em 1971, Maurício se tornou professor da instituição, atuando no Campus Vitória.

Além de professor, ele atuou na Reitoria do Ifes como Assessor Executivo e Ouvidor, sendo o primeiro ouvidor do Instituto. José Maurício se aposentou em 2022, após 51 anos de trabalho na instituição.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, lamentou o falecimento de José Maurício e relembrou a homenagem que ele recebeu durante o Conexões Ifes 2024, pelos mais de 50 anos de serviços prestados à Administração Pública Federal. “Todos nós ficamos muito emocionados por ver o nosso colega Maurício ali firme e sorridente, como sempre, mesmo no estado de saúde em que estava”, destacou.

“Éramos amigos há 50 anos, desde quando entrei como aluno na escola, quando ele já estava dando aula lá. O Maurício é um cara que tem uma sensibilidade, uma pessoa com tanta tranquilidade, ele era uma pessoa muito carinhosa. Eu convivi com o Mauricio muitas e muitas décadas, seja no futebol, lá na Associação de Servidores, e nas nossas ações desde a época da Escola Técnica Federal até agora no Ifes. O Maurício era aquele amigo de verdade, que te dá conselhos, que te dá tranquilidade para você poder falar e ele ouvir”, conta o reitor.

Em 2023, Maurício participou da série de vídeos em comemoração aos 15 anos do Ifes, contando sua história na instituição. A trajetória dele também foi registrada pelo projeto Nossa Gente, do Campus Vitória, onde ele era professor.

Velório e sepultamento
O velório será no Cemitério Jardim da Paz, no município da Serra, nesta sexta-feira (20), das 8h30 às 10h30. Em seguida, será realizado o sepultamento.