Jornada da Integração 2024: submissão de trabalhos vai até o dia 18 de outubro
E as inscrições de projetos para a Fecinc vão até o dia 14 de outubro.
A Jornada da Integração 2024 recebe submissão de trabalhos até o dia 18 de outubro pelo sistema jic.ifes.edu.br. Poderão ser inscritos trabalhos de Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. Já as inscrições de projetos para a Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc) vão até o dia 14 de outubro, pelo site: pronice.gravatai.ifsul.edu.br.
Neste ano, a Jornada de Integração 2024 será realizada de 21 a 29 de novembro e a Fecinc acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de novembro. O evento será realizado em três diferentes campi do Ifes, percorrendo todas as regiões do estado. O evento na Região Norte será nos dias 21 e 22 de novembro no Campus Linhares, reunindo os campi Aracruz, Barra de São Francisco, Colatina, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Santa Teresa e São Mateus.
Nos dias 25 e 26 de novembro, será a vez da Região Sul, com sede no Campus Guarapari e presença dos campi de Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Ibatiba, Piúma e Venda Nova do Imigrante. A última região será a Central, que acontecerá de 27 e 29 de novembro no Campus Serra, que recebe ainda a Fecinc 2024. Nesta região, participarão dos campi Cariacica, Cefor, Centro-Serrano, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.
As inscrições para oficinas, minicursos e demais atividades da programação do evento serão abertas a partir de 1º de outubro. Saiba mais sobre a Jornada da Integração e a Fecinc em: jornadadeintegracao.ifes.edu.br.
Confira o passo a passo para submeter seu trabalho:
Pesquisa
Os pesquisadores internos e externos do Ifes podem se inscrever para apresentar seu trabalho no evento, bem como os estudantes do Programa Institucional de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PICTI), que devem apresentar seus trabalhos no formato de pôster ou apresentação em sala (oral).
Para submissão de trabalho na área temática da Pesquisa, o estudante deverá seguir o seguinte passo:
1) utilizar o sistema jic.ifes.edu.br;
2) Clicar na opção "Inscreva-se";
3) Escolher uma das regiões que deseja participar. No caso de estudantes PICTI, observar em qual região está o seu campus de origem.
4) Clicar na opção "Enviar trabalho";
5) Clicar no item “Novo” que fica localizado canto superior direito;
6) O resumo deverá ser preenchido de forma eletrônica e as informações necessárias são:
- Definir a região que deseja enviar o seu trabalho (região Central, Norte ou Sul);
- Definir a área temática como Pesquisa;
- Definir a área de conhecimento do seu trabalho;
- Inserir o nome do autor (obrigatório), orientador e co-autor(es) (quando for o caso), sempre observando o formato solicitado para o nome dos autores;
- Preencher o resumo (4500 caracteres)
- Incluir palavras-chaves (até 200 caracteres) que deverá ser separado por ponto-e-vírgula;
- Definir a forma de apresentação como Pôster (lembrando que o seu trabalho poderá ser redefinido pela comissão organizadora como apresentação em sala de aula ou oral);
- Anexar o pôster no formato fornecido pelo site jic.ifes.edu.br.
As impressões dos pôsteres serão de responsabilidade dos autores que irão apresentar o trabalho. E as informações sobre o dia e horário das apresentações serão ainda definidos pela comissão organizadora e serão fornecidos após o período de submissão dos resumos.
Ensino
No ensino, as inscrições são para mostra de trabalhos e rodas de conversas. O eixo central para a proposição das atividades está relacionado às Ações Complementares ao Ensino e aos trabalhos desenvolvidos nas diferentes áreas do conhecimento dentro dos cursos, no período de 2022 a 2024.
Para submissão do seu trabalho na área temática do Ensino, a pessoa deverá seguir os seguintes passos:
1) utilizar o sistema jic.ifes.edu.br;
2) Clicar na opção "Inscreva-se";
3) Escolher uma das regiões que deseja participar;
4) Clicar na opção "Enviar trabalho";
5) Clicar no item “Novo” que fica localizado canto superior direito;
6) O resumo deverá ser preenchido de forma eletrônica e as informações necessárias são:
- Definir a região que deseja enviar o seu trabalho (região Central, Norte ou Sul);
- Definir a área temática como Ensino;
- Definir a área de conhecimento do seu trabalho;
- Inserir o nome do autor (obrigatório), orientador (caso tenha) e co-autor(es) (quando for o caso), sempre observando o formato solicitado para o nome dos autores;
- Preencher o resumo (4500 caracteres)
- Incluir palavras-chaves (até 200 caracteres) que deverá ser separado por ponto-e-vírgula;
- Definir a forma de apresentação como Roda de conversa ou Mostra de trabalhos.
Fecinc
A feira selecionará projetos de alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental, bem como de todo o ensino médio (regular ou técnico), de escolas públicas e privadas de todos os municípios do Espírito Santo. Podem ser inscritos trabalhos de quaisquer áreas do conhecimento que tenham sido desenvolvidos como projetos de investigação ou de desenvolvimento de soluções técnicas ou tecnológicas, utilizando o método científico e/ou o método de engenharia. Os trabalhos poderão ser apresentados por meio de banner, protótipos ou outros materiais que contribuam para a comunicação científica das várias etapas do projeto.
Após a seleção, todos os projetos inscritos poderão participar da oficina sobre desenvolvimento de apresentação em formato de PITCH, prevista para ocorrer em formato virtual no dia 13 de outubro de 2024. A inscrição de projetos acontecerá pela plataforma PRONICE, e a submissão do projeto deverá ser feita pelo professor orientador.
Confira o passo a passo:
1) Cadastro do orientador no link: pronice.gravatai.ifsul.edu.br;
2) Após o cadastro como orientador, o professor poderá cadastrar todos os projetos que orienta, inserindo os alunos autores de cada projeto. Então, o orientador poderá selecionar o projeto e submetê-lo para a Fecinc.
Veja os tutoriais para cadastro e Login como professor orientador e sobre Ferramentas do Professor para cadastro de projetos. Há ainda um grupo de Whatsapp para tirar dúvidas dos orientadores: chat.whatsapp.com.
Extensão
Pode submeter um ou mais trabalhos para apresentação quem está vinculado a um programa ou projeto de Extensão, que tenha sido desenvolvido em 2023 ou 2024. Isto inclui estudantes bolsistas do Paex, parceiros externos e estudantes não bolsistas envolvidos em outras ações de Extensão.
Para submissão do seu trabalho na área temática da Extensão, é preciso seguir os seguintes passos:
1) utilizar o sistema jic.ifes.edu.br;
2) Clicar na opção "Inscreva-se";
3) Escolher uma das regiões que deseja participar;
4) Clicar na opção "Enviar trabalho";
5) Clicar no item “Novo” que fica localizado canto superior direito;
6) O resumo deverá ser preenchido de forma eletrônica e as informações necessárias são:
- Definir a área temática como Extensão;
- Inserir o nome do autor (obrigatório), orientador (caso tenha) e co-autor(es) (quando for o caso), sempre observando o formato solicitado para o nome dos autores;
- Preencher o resumo (4500 caracteres)
- Incluir palavras-chaves (até 200 caracteres) que deverá ser separado por ponto-e-vírgula;
- Definir a forma de apresentação como Roda de conversa.
Em caso de dúvidas, o e-mail para contato é: cadastro.extensao@ifes.edu.br.
Pós-Graduação
As inscrições de trabalhos de Pós-Graduação são para apresentação na modalidade Pôster. Os Resumos a serem enviados devem versar sobre atividades de pesquisa, projetos e/ou outras intervenções relacionadas aos cursos de Pós-Graduação lato sensu ou stricto sensu do Ifes, desenvolvidas nas diferentes áreas do conhecimento, no período de 2022 a 2024.
Para submissão do seu trabalho na área temática da Pós-Graduação, a pessoa deverá seguir os seguintes passos:
1) utilizar o sistema jic.ifes.edu.br;
2) Clicar na opção "Inscreva-se";
3) Escolher uma das regiões que deseja participar. No caso de estudantes da Pós-Graduação, não precisa ser a região em que o curso é ofertado, podendo ser a de mais fácil acesso;
4) Clicar na opção "Enviar trabalho";
5) Clicar no item “Novo” que fica localizado canto superior direito;
6) O resumo deverá ser preenchido de forma eletrônica e as informações necessárias são:
- Definir a região que deseja enviar o seu trabalho (região Central, Norte ou Sul);
- Definir a área temática como Pós-Graduação;
- Definir a área de conhecimento do seu trabalho;
- Inserir o título do trabalho (no campo próprio para isso);
- Inserir o nome do autor (obrigatório), orientador (caso tenha) e co-autor(es) (quando for o caso), sempre observando o formato solicitado para o nome dos autores;
- Preencher o resumo (4500 caracteres)
- Incluir palavras-chaves (até 200 caracteres) que deverá ser separado por ponto-e-vírgula;
- Definir a forma de apresentação como Pôster (lembrando que o seu trabalho poderá ser redefinido pela comissão organizadora como apresentação em sala de aula ou oral);
- Anexar o pôster no formato fornecido pelo site jic.ifes.edu.br.
As impressões dos pôsteres serão de responsabilidade dos autores que irão apresentar o trabalho. E as informações sobre o dia e horário das apresentações serão ainda definidos pela comissão organizadora e serão fornecidos após o período de submissão dos resumos.
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