Página inicial > Notícias > Aulas Inaugurais marcam início de cursos gratuitos do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Ifes

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 10h24 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 10h24

Iniciativa da Petrobras em parceria com os Institutos Federais oferece qualificação e bolsas-auxílio para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

As primeiras turmas dos cursos gratuitos de qualificação profissional ofertados pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras terão início nesta segunda-feira (23/9), no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Para marcar o começo das atividades, os campi Cariacica e São Mateus prepararam aulas inaugurais para receber os novos alunos.

No Campus Cariacica, a aula inaugural começará às 14h e contará com a presença de gestores da Petrobras, do Ifes e da Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (FAIFSul). Em São Mateus, a aula inaugural será às 19h. Nos campi Aracruz e Cachoeiro, as aulas magnas ocorerão no dia 30/9

Na seleção, foram priorizadas pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como aquelas sem vínculo formal de emprego, mulheres, pessoas transgênero, transexuais e travestis, indígenas, quilombolas, refugiados, pessoas com deficiência, pretos, pardos e moradores das áreas de abrangência das operações da Petrobras.

Todos os 120 estudantes receberão bolsas-auxílio mensais no valor de R$ 660 durante o período em que estiverem realizando os cursos. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos a bolsa-auxílio será de R$ 858 mensais.

Para o coordenador geral do Programa no Ifes, Janio Gloria de Oliveira, os cursos possibilitarão aos participantes a chance de desenvolver tanto habilidades técnicas quanto competências socioemocionais, além de ampliar suas redes de contato. "Além disso, essa é uma importante oportunidade para conquistar autonomia financeira e transformar suas vidas", destaca.

Sobre o Programa
O Programa Autonomia e Renda Petrobras é uma iniciativa da Petrobras com objetivo de ampliar oportunidades de trabalho a moradores das áreas de abrangência das operações da Petrobras, por meio da oferta de cursos de qualificação profissional gratuitos e de bolsas-auxílio. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a FAIFSul estão entre os parceiros desse programa.

Nos próximos quatro anos, a Petrobras investirá cerca de R$ 350 milhões na formação de profissionais para o setor de Óleo e Gás de 44 municípios situados em Pernambuco, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

O Ifes integra o Programa por meio dos campi Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica e São Mateus. Nos próximos semestres, serão ofertadas novas vagas em cursos de formação profissional nos níveis Técnico Subsequente ao Ensino Médio e de Formação Inicial e Continuada relacionados ao eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais .

Interessados podem acompanhar as próximas oportunidades oferecidas pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras no site autonomiaerenda.com.br e pelo Instagran: @ifesoficial.