Página inicial > Notícias > Aula inaugural do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Ifes destaca oportunidade para mudança de vida

Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2024, 09h14 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2024, 09h15

Além da formação, todos os estudantes receberão uma bolsa-auxílio mensal, com um valor diferenciado para mulheres com filhos de até 11 anos.

No dia 23 de setembro, o Campus Cariacica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) realizou a aula inaugural do curso gratuito do Programa Autonomia e Renda Petrobras. O evento celebrou o início de um novo ciclo de esperança para os estudantes selecionados para o curso de qualificação profissional de Escalador e contou com a presença de gestores da Petrobras, do Ifes e da Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (FAIFSul).

A cerimônia marcou a importância da parceria entre as instituições para promover a inclusão social por meio da educação e destacou o leque de oportunidades que a iniciativa visa trazer para os estudantes.

A técnica em Segurança do Trabalho e gerente de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Petrobras, Carolina Giordani, contou na aula inaugural como a criação do Programa dialoga com o plano de negócios da Petrobras, abordando principalmente a Unidade de Negócio de Exploração e Produção do Espírito Santo. Carolina é egressa do curso Técnico em Segurança do Trabalho do então Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefetes), atual Ifes.

“Fomentar a qualificação e a educação faz sentido em função da presença da Petrobras no Espírito Santo e essa formação continuada faz diferença para o trabalho da empresa, que busca profissionais tecnicamente qualificados”, explica Carolina. “Para a Petrobras, o mais importante são as pessoas. E isso pode ser notado no programa Autonomia e Renda Petrobras, que tem como foco as pessoas que moram nos municípios em que a empresa atua. No estado, serão ofertadas 987 vagas, com priorização de grupos minorizados”, complementa.

Oportunidade
Alesson Nascimento da Silva foi um dos sorteados para o curso de Escalador. “Um amigo me indicou porque gosto de altura, então poderia juntar o útil ao agradável! Estou sendo muito bem acolhido e espero já começar a fazer as aulas, estou muito ansioso. Minha expectativa é me especializar cada vez mais nesse segmento e trabalhar para a Petrobras”, conta.

O coordenador do Programa no Ifes, Janio Gloria de Oliveira, ressaltou suas expectativas quanto aos impactos sociais que os cursos de qualificação poderão fazer nas vidas das pessoas. "O nosso trabalho não termina com a conclusão do curso. Todos estamos envolvidos para que possamos colaborar para a inserção de vocês, estudantes, numa nova carreira, porque o nosso sucesso só será completo se vocês tiverem sucesso nessa empreitada”, destacou.

A coordenadora-geral do programa na FAIFSul, Isabel Cristina Ferreira Gravato, ressaltou as instituições que realizam o programa. “Os Institutos Federais e a Petrobras são referência em tudo o que fazem e trabalhamos com carinho, empenho e expertise para chegarmos até aqui e estamos tão ansiosos quanto vocês para o início das aulas”, contou.

Ângela Rangel Ferreira Tesser, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e articuladora nacional do Programa Autonomia e Renda Petrobras, reforçou o papel dos estudantes para o sucesso da iniciativa. “Temos nove Institutos Federais participando do programa e vocês terão os melhores profissionais para atender vocês. Muitas portas se abrirão a partir dessa qualificação, é um novo caminho para vocês trilharem, que um apoie o outro para que todos possam concluir com sucesso o curso”, disse.

A diretora executiva da Reitoria do Ifes, Mariella Berger Andrade, representou o reitor Jadir Pela, agradeceu à Petrobras e à FAIFSul pela parceria na iniciativa e à equipe do Campus Cariacica que abraçou a oportunidade como uma forma de fazer diferença na sociedade. Ela destacou ainda o aniversário de 115 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, completados no dia 23/9. “Essa instituição tem mais de um século de história e já fez uma grande diferença na vida de muitas pessoas. A partir de hoje, vocês são alunos do Ifes e desejamos que aproveitem essa oportunidade”, afirmou.

A aula inaugural foi ministrada pelo professor convidado Rafael Delacqua Faria, com a palestra Trabalho em Altura. Em sua fala, ele trouxe informações sobre as técnicas que os alunos vão aprender no curso. Ao final, o coordenador do curso, Pedro Leite, tirou dúvidas dos estudantes sobre as aulas, que começam no dia 30/9.

Inclusão
A inclusão é um dos valores prioritários do Programa Autonomia e Renda Petrobras. A ideia é contribuir para que grupos minorizados e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica sejam inseridas no mundo do trabalho por meio da formação profissional de qualidade.

Andressa Delfino Santana está desempregada atualmente e acredita que a qualificação fará diferença no seu futuro. “Fiquei sabendo do curso pelo Instagram, me inscrevi e, graças a deus, fui sorteada! Espero, com esse curso, ser útil no ambiente de trabalho, ter qualificação e atuar na área”, afirma.

Além da formação, todos os estudantes receberão uma bolsa-auxílio mensal de R$ 660, com um valor diferenciado de R$ 858 para mulheres com filhos de até 11 anos.

Para quem deseja acompanhar as próximas oportunidades do Programa, as informações estão disponíveis no site autonomiaerenda.com.br e nas redes sociais oficiais do Ifes.

Autonomia e Renda no Ifes
Além do Campus Cariacica, os campi Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus também ofertam cursos de qualificação profissional pelo programa Autonomia e Renda Petrobras. Em São Mateus, a aula inaugural também foi realizada no dia 23 de setembro, à noite. Nos campi Aracruz e Cachoeiro, a aula inaugural está marcada para o dia 30 de setembro.