Página inicial > Notícias > Campus Colatina reinaugura complexo poliesportivo

Campus Colatina reinaugura complexo poliesportivo

Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2024, 15h45 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2024, 19h58

Reforma de cobertura das quadras foi necessária após temporal que atingiu a cidade em 2023.

WhatsApp Image 2024 10 08 at 10.16.03

O Campus Colatina do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou, nesta segunda-feira (7), um ato cívico com estudantes e servidores para celebrar a reinauguração das quadras poliesportivas, que sofreram danos que inviabilizaram sua utilização após um temporal que atingiu o município em setembro de 2023. A substituição da estrutura metálica da cobertura e a reforma do piso foram necessárias após uma chuva repentina, acompanhada de rajadas de vento de até 100 km/h, que também causou outros estragos e deixou famílias desabrigadas na cidade.

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 1,3 milhão na obra, que contemplou também a reforma de alguns banheiros do campus. A intervenção se soma a outras realizadas pela unidade, com o apoio da Reitoria, ao longo do último período, como a implementação de um sistema de pânico e combate a incêndios e a entrega do Bloco 7, que já abriga salas de aula, laboratórios e um hub de inovação.

WhatsApp Image 2024 10 08 at 19.39.48

O diretor-geral da unidade, Octavio Cavallari, afirmou que o objetivo principal do encontro foi comemorar a reabertura da estrutura para o uso dos estudantes, ressaltando que a reunião em um momento cívico é uma prática que deve ser cultivada para valorizar as relações humanas em torno do lugar compartilhado pela comunidade escolar. Ele também agradeceu aos servidores do campus e da Reitoria que contribuíram com a reconstrução. “No dia em que aconteceu o incidente, liguei para o reitor Jadir e para o pró-reitor de Administração, Lezi Ferreira, e eles disseram que fariam tudo que estivesse ao alcance para providenciarmos a reforma”, contou. Octavio destacou ainda a celeridade do processo de reforma, que permitirá a realização dos jogos escolares do campus ainda neste ano.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, recordou que as quadras cobertas foram uma conquista da comunidade da então Uned-Colatina e afirmou que a preocupação para que a expansão da Rede Ifes seja acompanhada de melhorias nas unidades mais antigas é uma bandeira que carrega ao longo de sua vida. “Quando era diretor-geral do Cefetes e ainda estávamos discutindo a criação do Ifes, lutamos muito para conseguir os recursos para que essas quadras fossem cobertas. Hoje, me sinto grato por ser o reitor de nossa instituição e poder ver o campus sendo reconhecido na Rede Federal e até fora do país por seus projetos em áreas como robótica e programação, além de contribuir com a reconstrução das quadras poliesportivas”, observou.

O pró-reitor de Extensão, Lodovico Ortlieb, aproveitou para lembrar da importância do esporte na formação dos estudantes. “Mais do que um local demarcado e coberto, este é um espaço de vivências crucial para a educação que oferecemos no Ifes. Aqui, compartilhamos valores e construímos memórias que nos acompanham ao longo da vida. Há palavras com significado profundo que o esporte nos ensina a compreender de forma mais fácil, como resiliência, persistência, companheirismo, gratidão e superação. Aproveitem, deem o seu melhor, mas, acima de tudo, divirtam-se”, incentivou, sob aplausos do corpo discente.

WhatsApp Image 2024 10 08 at 19.40.08

Homenagens

No ato que reuniu todos os discentes e servidores na quadra, a Direção-geral do Campus Colatina aproveitou para homenagear, com diplomas e portarias de reconhecimento, estudantes e servidores que se destacaram em jogos escolares e em competições nacionais e internacionais de conhecimento, como as olimpíadas de astronomia e robótica.