Página inicial > Notícias > Programa que apoia produtos de origem capixaba cadastra servidores interessados em colaborar

Publicado: Terça, 15 de Outubro de 2024, 13h06 | Última atualização em Terça, 15 de Outubro de 2024, 13h09

O Pocar promove pesquisa, extensão e inovação no âmbito das Indicações Geográficas (IGs) e Marcas Coletivas, além de produtos de origem e tradição no Espírito Santo.

O Programa de Origem Capixaba e Autenticidade Regional (Pocar) está em busca de servidores da rede do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) interessados em colaborar com a iniciativa. O Pocar promove pesquisa, extensão e inovação no âmbito das Indicações Geográficas (IGs) e Marcas Coletivas, além de produtos de origem e tradição no Espírito Santo. Para participar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível neste link: https://forms.gle/yi2es1upbMNxKLyd6.

O Pocar busca fortalecer empreendimentos nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) capixabas, estimular o desenvolvimento de novos negócios baseados nas características e procedência territorial, além de valorizar os produtos tradicionais do Espírito Santo. O programa envolverá cooperativas, associações, rotas turísticas, comunidades locais e gestores públicos, atuando diretamente para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região.

“Nossa expectativa é não apenas criar novos projetos, mas também permitir que iniciativas já existentes tenham acesso à multidisciplinaridade que buscamos formar. Queremos fomentar uma rede de colaboração e aprendizado que gere impacto tanto para os empreendedores quanto para os alunos e servidores envolvidos, impulsionando o desenvolvimento sustentável e inovador na nossa região”, explicou o coordenador do Pocar, Felipe Malheiros.

Próximas etapas
Após o mapeamento dos servidores, será agendada uma reunião com todos os interessados para apresentar os detalhes do projeto, tirar dúvidas e identificar como cada servidor pode contribuir para o crescimento e fortalecimento do Pocar. Durante essa etapa, também serão discutidas formas de colaboração de duas vias, onde os servidores poderão compartilhar as habilidades e projetos que possam agregar valor ao programa.

A terceira etapa, a ser realizada ainda neste ano, será o mapeamento dos laboratórios disponíveis na Rede Ifes. O objetivo é montar uma rede de laboratórios que possa atender às pesquisas relacionadas aos produtos de origem e tradição capixaba, criando uma infraestrutura robusta de apoio.

Posteriormente, o programa avançará para a quarta etapa, de mapeamento de colaboradores externos ao Ifes. Essa fase incluirá ações de prospecção e identificação de instituições e parceiros que possam contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do programa. Como última etapa do ano, será feito o mapeamento do público-alvo que será atendido pelo programa, identificando quais produtos e grupos serão diretamente impactados pelas ações do Pocar.

Sobre o Pocar
O Pocar é um programa de extensão que tem como objetivo a promoção da autenticidade regional e das Indicações Geográficas (IGs), fortalecendo produtos e serviços tradicionais capixabas. O programa atua em rede, engajando diversas comunidades, cooperativas, associações e outros atores locais para impulsionar a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico no Espírito Santo.

Fonte: Núcleo Incubador do Campus Guarapari