Abertas as inscrições em curso de educação especial inclusiva para professores
Ifes é uma das 50 instituições de ensino que ofertarão vagas para a formação, promovida pela Capes e pelo MEC em todo o Brasil.
Estão abertas as inscrições para o curso Educação Especial na Perspectiva da Educação Especial Inclusiva, na modalidade a distância. O curso é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).
O Ifes é uma das 50 instituições de ensino que ofertarão vagas para a formação. No Estado, são 4.800 vagas – e a previsão da Capes é de ofertar 250 mil, no total, com a parceria de instituições de todas as regiões brasileiras. No edital do Ifes, podem se inscrever professores da Educação Básica (pública ou privada) que possuam, no mínimo, graduação em qualquer área do conhecimento e sejam residentes no Espírito Santo.
A carga horária é de 120 horas, e trata-se de um curso de formação inicial e continuada. São quatro módulos: Direitos Humanos, Diversidade e Educação Inclusiva; Desenvolvimento Humano, Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Educação da Inclusiva; Currículo, Tecnologias e Práticas Pedagógicas Inclusivas; e Práticas, Recursos e Materiais Pedagógicos Inclusivos na Escola.
O objetivo é formar educadores para desenvolver concepções e trabalho pedagógico alinhados com os princípios das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Também abordará aspectos políticos e legais, participação e direitos humanos relacionados à acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade.
Redes Sociais