Núcleos Incubadores de 15 campi do Ifes se destacam em edital de apoio às incubadoras capixabas
O Ifes foi destaque em edital estadual com Núcleos Incubadores (NIs) em todos os três níveis de maturidade: avançado, intermediário e básico.
Os Núcleos Incubadores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foram destaques em edital de apoio às incubadoras capixabas, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Dos 25 projetos selecionados, 15 são do Ifes, incluindo as cinco primeiras posições que representam os núcleos mais avançados no Estado.
O coordenador sistêmico da Incubadora do Ifes, Felipe Malheiros, celebrou a conquista e reforçou o impacto que o apoio trará. “Esse auxílio representa uma oportunidade real de impulsionar o desenvolvimento de projetos inovadores em áreas que, muitas vezes, não recebem a mesma visibilidade dos grandes centros. Ver esses recursos chegando ao interior do Estado é extremamente motivador, pois reforça nosso compromisso de promover desenvolvimento e novas oportunidades em todo o Espírito Santo”, pontuou.
O edital foi voltado para incubadoras e organizações sem fins lucrativos que promovem a criação e o desenvolvimento de empresas inovadoras, com projetos classificados em três níveis de maturidade: avançado, intermediário e básico. Entre os cinco primeiros colocados, classificados como de nível avançado, estão os Núcleos Incubadores dos campi do Ifes de Vila Velha, Colatina, Serra, Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova do Imigrante.
Na categoria de maturidade intermediária, destacaram-se os Núcleos Incubadores dos campi de Vitória, Nova Venécia, Linhares, São Mateus e Guarapari. No nível básico, foram classificados os Núcleos Incubadores dos campi de Alegre, Colatina (Itapina), Aracruz, Santa Teresa e Central-Serrana de Santa Maria de Jetibá e, como propostas suplentes, os NIs dos campi de Montanha e Cariacica aguardam possível inclusão no edital.
O coordenador sistêmico explicou também como o apoio do edital da Fapes irá impactar no desenvolvimento de projetos inovadores nos Núcleos Incubadores do Ifes. “Com esse apoio, cada núcleo incubador terá ainda mais capacidade de oferecer suporte humano qualificado para que nossos empreendimentos incubados possam crescer e gerar impacto positivo na sociedade”, reforçou.
Acesse o resultado homologado do Edital de Apoio às Incubadoras do Espírito Santo.
Incubadora do Ifes
A Incubadora do Ifes é um ambiente organizacional e educacional desenvolvido com a finalidade de oferecer residência temporária e suporte para empreendimentos inovadores (empresas, startups, organizações da sociedade civil). Organizada em 17 Núcleos Incubadores (NIs) e vinculada à Agência de Inovação do Ifes (Agifes), a Incubadora proporciona aos empreendedores diversas oportunidades de capacitação, uso e compartilhamento de infraestrutura física, serviços, laboratórios de pesquisa, mentoria e assessoria gerencial, visando promover a evolução e consolidação do empreendimento com projetos inovadores para a sociedade. Saiba mais sobre a Incubadora do Ifes em: agifes.ifes.edu.br/incubadora.
*Da Agifes.
Redes Sociais