Ifes publica nova Política de Inovação para fortalecer parcerias e impulsionar o empreendedorismo
A atualização incentiva a criação de startups, fomenta o empreendedorismo e facilita a transferência de tecnologia entre academia e indústria.
O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) tem uma nova Política de Inovação, que traz avanços para a instituição e a relação com o setor produtivo. Um dos principais objetivos da atualização é fortalecer as parcerias entre a academia e as indústrias para facilitar a transferência de tecnologia e o compartilhamento de infraestrutura. A resolução do Conselho Superior n° 289/2024, com a nova política, foi publicada no dia 23 de outubro.
A servidora da Agência de Inovação do Ifes (Agifes) e economista Aline Mucellini destacou algumas das mudanças para as atividades de pesquisa e inovação da instituição. “As principais mudanças trazidas pelo novo marco legal incluem o fortalecimento da infraestrutura dos núcleos de pesquisa e inovação nos campi, promovendo espaços colaborativos e laboratórios adequados para que pesquisadores, alunos e parceiros possam desenvolver projetos de base tecnológica e social”, pontuou.
A nova Política de Inovação do Ifes ainda forma mecanismos mais ágeis para a proteção da propriedade intelectual para incentivar o desenvolvimento de startups e a atuação de pesquisadores nesse processo. Entre as mudanças, destaca-se o fomento ao empreendedorismo, à criação de ambientes de inovação e à ampliação das iniciativas de internacionalização.
“A política também estabelece incentivos para que pesquisadores se dediquem integralmente às atividades de inovação, com carga horária ajustada e recursos específicos para seus projetos. Essa estruturação tem como objetivo acelerar a transformação de ideias em produtos e serviços, fomentando um ecossistema que agrega valor econômico e social”, destacou a servidora Aline Mucellini.
A atualização é resultado de um amplo trabalho conduzido pela Agência de Inovação do Ifes (Agifes), em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão e as Diretorias de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (DPPGEs).
Agifes
A Agência de Inovação do Ifes (Agifes) atua como o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), conforme estabelecido pela Lei de Inovação (Lei nº 10.973/04). Sua missão principal é estimular, gerenciar e apoiar atividades relacionadas à propriedade intelectual, ao empreendedorismo tecnológico e à inovação. Para alcançar esses objetivos, a Agifes realiza ações que acompanham o processo de inovação desde a concepção da ideia até sua transferência.
Entre as principais iniciativas estão: a orientação e o tratamento de questões de propriedade intelectual para servidores, grupos de pesquisa e inventores independentes; a incubação de empreendimentos de base tecnológica, cultural e social; e, em breve, a oferta de serviços tecnológicos com suporte especializado.
*Da Agifes.
Redes Sociais