Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Fórum Origem Capixaba discute avanço das Indicações Geográficas e Marcas Coletivas no Espírito Santo
Início do conteúdo da página

Fórum Origem Capixaba discute avanço das Indicações Geográficas e Marcas Coletivas no Espírito Santo

Publicado: Quinta, 14 de Novembro de 2024, 15h59 | Última atualização em Quinta, 14 de Novembro de 2024, 15h59

Encontro reuniu 11 instituições e define prioridades para 2025 no fortalecimento das identidades regionais capixabas.

O Fórum Origem Capixaba promoveu uma reunião para discutir o fortalecimento das Indicações Geográficas (IGs) e das Marcas Coletivas no Espírito Santo, na Assembleia Legislativa- ES, na última segunda-feira (11). O evento, que contou com a presença de representantes de 11 instituições, abordou temas como o desenvolvimento do selo Origem Capixaba, o Programa de Origem Capixaba e Autenticidade Regional (Pocar) e as estratégias de exportação da Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau).

Representantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do INPI/ES, do Mapa/ES, do Incaper, do Seag/ES, do Sebrae/ES, da ALE-ES, do Iphan/ES e outros órgãos, abordaram as iniciativas voltadas ao fortalecimento da identidade regional e ao apoio aos produtores locais. O calendário de reuniões para 2025 foi definido, com encontros bimestrais programados para as segundas-feiras dos meses pares. A próxima reunião está agendada para 10 de fevereiro, onde será dado início ao planejamento estratégico.

No encontro, os participantes assistiram a uma breve retrospectiva das ações do Fórum desde 2009, destacando os projetos e eventos que promoveram o setor de IGs e marcas coletivas no estado. Logo depois, a Acau apresentou um histórico do trabalho com IGs e reforçou as novas estratégias voltadas para a exportação e realização de intercâmbios com instituições estrangeiras, além da expectativa de participação em eventos internacionais no próximo ano.

Em seguida, o representante da Secretaria da Agricultura (Seag) abordou o Selo Origem Capixaba, explicando o desenvolvimento do programa e o incentivo na maior adesão dos produtores locais. A reunião também abriu espaço para a definição de novas pautas, como o estudo da proteção da denominação “origem capixaba” como propriedade intelectual e a formulação de propostas de políticas públicas voltadas ao setor.

Fórum Origem Capixaba
O Fórum Origem Capixaba é uma iniciativa que busca promover e valorizar os produtos e serviços tradicionais do Espírito Santo. Criado em 2009, o fórum reúne diversas instituições públicas e privadas com o objetivo de fortalecer a identidade dos produtos capixabas e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável da região por meio das Indicações Geográficas e marcas coletivas.

Fonte: Agifes

registrado em:
Fim do conteúdo da página