Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Estudantes do Proeja participam de estágio internacional
Início do conteúdo da página

Estudantes do Proeja participam de estágio internacional

Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2024, 15h23 | Última atualização em Segunda, 18 de Novembro de 2024, 15h23

Iniciativa pioneira do Ifes levou duas estudantes para vivência dos lados brasileiro e argentino do Parque Nacional do Iguaçu.

sonia luana proeja

Sônia Lúcia Gonçalves e Luana Bernardes

 

Duas estudantes do Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) foram selecionadas e participaram de um estágio internacional promovido pelo Ifes, como uma nova oportunidade em sua formação. Luana Bernardes e Sônia Lúcia de Oliveira Gonçalves fazem, respectivamente os cursos Técnico em Guia de Turismo e Técnico em Hospedagem.

Elas estiveram em Puerto Iguazu (na Argentina), por duas semanas, entre 28 de outubro e 8 de novembro. Lá, tiveram oportunidades de conhecer atrativos e empreendimentos turísticos dos lados brasileiro e argentino do Parque Nacional do Iguaçu. “Tive a oportunidade de conhecer outras realidades, bem diferentes da nossa. Lá, em Puerto Iguazu, o clima é bem quente, as pessoas não sujam a cidade e têm um respeito grande pela natureza, além de valorizarem os indígenas. Também enriqueci meu vocabulário com novas palavras em espanhol, e mesmo exercitando o portunhol”, contou em tom divertido Luana.

Luana também observou que a cidade gira em torno do turismo, principalmente do Parque Nacional do Iguaçu, que possui as famosas cataratas, mas a população não tem acesso aos locais para entretenimento próprio. “Aqui no Brasil nós frequentamos os locais turísticos, bares. Lá eles não têm esse hábito. Eles se preparam muito para receber o turista, mas não consomem”, pontuou. Luana enfatizou ainda a segurança da cidade.

As estudantes foram recebidas pelo Instituto Tecnológico de Puerto Iguazú (Itec), instituição com a qual o Ifes assinou um termo de cooperação técnica em setembro deste ano. O Itec tem os cursos técnicos de Guia de Turismo e Gestão Hoteleira, que são similares aos cursos ofertados pelo Ifes Campus Vitória. Assim, foi aberta a possibilidade do intercâmbio. O campus lançou um edital interno e fez a seleção das estudantes. O Ifes forneceu recursos para o pagamento das passagens e alimentação, e o Itec ofereceu hospedagem para as estudantes.

Sônia contou que o Itec tem uma estrutura bem diferente do Campus Vitória. “Nossa estrutura é muito maior. Dei mais valor ao que temos aqui”, afirmou. As estudantes do Proeja tiveram a oportunidade de conhecer os locais turísticos durante o dia, guiadas por representantes do Itec, e tiveram aulas à noite, no Instituto. Sônia também comentou sobre a diferença da moeda. “Na conversão, uma água chegava a 13 reais”, destacou. Em relação ao mercado de trabalho de Puerto Iguazu, Sônia enfatizou que eles estudam e vivem para o turismo.

Internacionalização
No retorno da viagem, as estudantes foram recebidas no Campus Vitória pelo reitor do Ifes, Jadir Pela. Também estiveram presentes na recepção os professores Antelmo da Silva Junior, Dinorah Lopes Rubim Almeida, Iuri Campos de Souza e Sara Bonin; os pedagogos Edna Graça Scopel e Marcus Podestá; e Marcelo Camilo Pedra, que faz parte da equipe da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter). O encontro aconteceu no dia 12 de novembro.

Jadir destacou que o Ifes está no processo de fortalecimento de ações que promovam a internacionalização, a inovação, o empreendedorismo e a formação dos servidores. Para ele, essa experiência foi importante para o crescimento das estudantes e para que o Ifes implemente os próximos intercâmbios que serão ofertados. “Precisamos também trazer pessoas de outros países para aprendermos a receber”, frisou. “Essa experiência gera um importante crescimento das alunas na observação política, social e econômica do local. Estamos felizes com a oportunidade que tiveram”, parabenizou.

*Do Campus Vitória.

registrado em:
Fim do conteúdo da página