Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes apresenta projetos na Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
Início do conteúdo da página

Ifes apresenta projetos na Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2024, 19h07 | Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2024, 19h08

Instituto é anfitrião do evento, que acontece na Cidade da Inovação, em Vitória-ES

As iniciativas que o Ifes desenvolve nas áreas de pesquisa aplicada, extensão e inovação estão sendo apresentadas nesta segunda e terça-feira (25 e 26) na Cidade da Inovação, durante a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento, aberto ao público, oferece palestras, mesas-redondas e painéis temáticos. Além disso, uma feira reúne expositores do governo, da academia e do setor privado, que apresentam pesquisas, projetos, produtos e inovações tecnológicas aos visitantes.

O estande do Ifes na Semana está dividido em três espaços e conta com a participação de 26 projetos, que são apresentados ao público visitante.

FortAC

O primeiro espaço, intitulado "Inovação a serviço da agricultura capixaba", destaca os projetos do Programa Fortalecimento da Agricultura Capixaba (FortAC). Iniciativas que beneficiam produtores rurais de 10 cultivos agrícolas estão disponíveis para consulta em um totem interativo. O programa também trouxe mudas do abacaxi da variedade Jupi (conhecido como o abacaxi de Marataízes) e do morango cultivado com substratos alternativos desenvolvidos pelo projeto. Produtos derivados de iniciativas do FortAC, como bala de gengibre e óleo essencial de pimenta-rosa, também estão em exposição.

Agifes

O segundo espaço, "Ambientes promotores de inovação", apresenta as atividades da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), responsável pela rede de núcleos incubadores da instituição. A Agifes disponibiliza um mapa interativo que permite aos visitantes localizar os 16 núcleos já implantados e outros 3 em fase de implementação, reforçando a importância dessa rede como um polo de incentivo à inovação no Espírito Santo.

Empreendedorismo Inovador

O terceiro espaço tem como tema "Inovação, tecnologia, empreendedorismo e desenvolvimento regional" e apresenta as ações do Programa Empreendedorismo Inovador. Desenvolvido pelo Ifes em parceria com o MEC, o programa abrange 60 projetos, sendo 23 focados em Agricultura 4.0, 17 em Indústria 4.0 e 20 na área de serviços.

Segundo o pró-reitor de Extensão do Ifes, Lodovico Ortilieb, a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia eInovação tem uma relação histórica de parceria com o Instituto. "O Ifes é protagonista desde sua primeira edição, quando o Governo Federal propôs uma rede de eventos de popularização científica e tecnológica. Já sediamos o evento outras vezes e é uma alegria voltar a recebê-lo, desta vez na Cidade da Inovação", lembrou.

Lodovico disse ainda que a dinâmica da participação dos projetos do Ifes nesse ano foi um pouco diferente, em função do calendário institucional. "Estamos realizando nossa Jornada de Integração do Ifes nestas mesmas datas e participando ativamente da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília (DF). Optamos por convidar para o estande institucional alguns projetos estruturantes, que pudessem representar um pouco do que fazemos, sem prejuízo dos demais projetos que participaram das etapas de seleção promovidas pela organização", explicou.

Corte de Lovelace

Outros projetos do Ifes e seus parceiros também estão presentes na Semana. Um deles é o Corte de Lovelace - Meninas Digitais, que busca promover a inovação e popularizar o ensino de computação, incentivando a participação feminina em áreas como programação e robótica.

O nome do projeto homenageia Ada Lovelace, considerada a primeira programadora do mundo. Coordenado pelo Centro de Formação e Educação a Distância (Cefor), o Corte de Lovelace começou em 2018 e, desde então, acumula prêmios nacionais e internacionais. Nesta edição da Semana, o projeto apresentou o game Boolace, que conquistou o primeiro lugar no concurso apps.edu do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) e o terceiro lugar no SBGames, na categoria dissertação de mestrado.

O jogo-curso utiliza elementos de gamificação para ensinar lógica por meio de desafios que levam à conquista de títulos de nobreza. Com a plataforma, professores podem acompanhar todo o progresso de aprendizagem dos alunos.

Fresta

Outro destaque é o projeto Fresta, que propõe a criação de uma especialização em Gestão de Saberes e Territórios, a ser ofertada pelo Campus Venda Nova do Imigrante. O curso visa valorizar tecnologias sociais e conhecimentos locais, promovendo o desenvolvimento regional. A iniciativa está alinhada à ideia de ambientes sociais de inovação, fortalecendo arranjos culturais, sociais e econômicos por meio de ações de extensão comunitária e tecnológica.

Rio Doce Escolar

Outra ação do Ifes apresentada durante o evento é o Rio Doce Escolar, um projeto que oferece formação ambiental em nível de pós-graduação para professores da educação básica em escolas públicas localizadas na região da bacia do Rio Doce, no Espírito Santo. A iniciativa é parte do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes e já beneficiou educadores de quatro municípios capixabas: Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e Linhares

registrado em:
Fim do conteúdo da página