Jornada de Integração do Ifes encerra com diversas premiações
Após os dias de intensa programação da Jornada e da Fecinc, vários alunos foram premiados por seus trabalhos.
Na sexta-feira (26) foi realizado o encerramento da Jornada de Integração do Ifes 2024 e também da Feira de Ciências e Inovação Capixaba (Fecinc). A etapa da Região Central, realizada no Campus Serra, trouxe apresentações de trabalhos, oficinas, rodas de conversa e minicursos, proporcionando um intercâmbio científico e cultural entre alunos dos campi da Região Central e também alunos de outras instituições. Na cerimônia de encerramento, tanto os participantes da Jornada de Integração quanto os alunos da Fecinc receberam prêmios de reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos.
Para concorrer à premiação, diversos avaliadores passaram nos estandes durante os dias de evento avaliando a qualidade, apresentação e clareza dos projetos. Entre os premiados pelos trabalhos de Pesquisa, Júlia foi uma das contempladas. A estudante de Biomedicina no Campus Vila Velha está participando da Jornada de Integração pela segunda vez: ”Esses eventos científicos são muito importantes justamente para ter esse incentivo, esta troca de conhecimento; então é bem legal quando estamos apresentando e aparecem várias pessoas para ver, perguntar”, afirma.
Já Júlia Terechel é aluna do Campus Centro-Serrano e faz o Técnico em Agricultura. Ela foi premiada pelo seu trabalho que envolve o cultivo de gengibre e sistema agroflorestal, sendo que esta foi a sua primeira vez participando da Jornada de Integração. “Sensacional! Eu nem esperava, para ser sincera. Com certeza isto é um incentivo; eu pretendo ir além e continuar estudando”, diz.
Os alunos que fizeram parte da Fecinc também receberam prêmios. Todos os estudantes que participaram da Feira ganharam uma medalha de reconhecimento.
Entre os troféus, a cidade de Laranja da Terra levou o prêmio de Cidade Destaque na Ciência. Já entre os trabalhos desenvolvidos por grupos, as alunas do Campus Vila Velha levaram o troféu de 2º lugar pelo projeto onde criaram um protetor solar que não afeta os corais. Além disso, elas ganharam credenciais para participar de uma outra Feira de Ciências, em Santa Catarina, bem como outros alunos que também irão para outras feiras levando seus trabalhos.
O último dia de evento também foi marcado por apresentações musicais e de teatro. A banda do Campus Nova Venécia deu um show antes da cerimônia de premiação e animou o público presente no Campus Serra.
Redes Sociais