Incubadora do Ifes celebra a graduação de seis startups em cerimônia marcada por histórias de conquistas e inovação
Os empreendimentos graduados representam áreas de inovação e tecnologia, com soluções voltadas para a agricultura, educação, saúde e serviços digitais.
Em uma cerimônia virtual realizada na terça-feira (17), a Incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) celebrou a graduação de seis empreendimentos que concluíram o processo de incubacão. O evento reuniu servidores da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), da Incubadora Sistêmica e coordenadores dos Núcleos Incubadores (NIs) dos campi Cachoeiro de Itapemirim, Serra e Vila Velha, além dos empreendedores, em um momento de reconhecimento pelos resultados alcançados e pela contribuição à inovação e ao desenvolvimento econômico local.
Na abertura, o coordenador sistêmico da Incubadora do Ifes, Felipe Malheiros, destacou o plano de lançar um programa de pós-incubação em 2025, que busca apoiar empreendimentos já graduados. Além disso, fez uma retrospectiva histórica da incubadora, que iniciou suas atividades em 2008, no campus Serra e expandiu para outros núcleos ao longo dos anos, chegando a 17 núcleos ativos em 2024.
O diretor de Extensão Tecnológica, Gabriel Potin, declarou que a Agifes trabalha em conjunto com a incubadora para promover o desenvolvimento tecnológico e apoiar iniciativas de inovação e propriedade intelectual. “É gratificante ver as empresas concluindo seu ciclo. Quando falamos de graduação, entendemos que a empresa está no mercado, entregando inovação para a sociedade”, pontuou.
Iniciando o momento de graduação, o coordenador do NI do Campus Cachoeiro de Itapemirim, Lucas Poubel, parabenizou os empreendimentos de Cachoeiro de Itapemirim, a “AMIP Soluções em Máquinas Agrícolas“ e a “Healthy Puppy Tecnologia Ltda”, na conclusão do processo de incubação. “Um dos nossos grandes objetivos para o próximo período de pós-incubação é apoiar essas empresas com o licenciamento de patentes e outros aspectos de propriedade intelectual”, disse.
Em seguida, o coordenador do NI Campus Serra, Francisco Rapchan que partiipou da graduação “Lead Applied Solutions Ltda”, “RC Soluções em Tecnologia e Saúde Ltda” e “Colordente Ltda”. São empresas que acompanhamos desde o início e, para mim, é uma alegria imensa. Já estamos trabalhando com a incubadora há tantos anos e é gratificante ver os resultados. Alguns são mais expressivos, enquanto outros ainda estão em desenvolvimento, mas todos refletem o valor da cultura da inovação”, declarou.
Por último, o coordenador do NI Campus Vila Vela, Hildegardo França, explicou que período de incubação, o incubado “Educameeple” demonstrou grande dedicação. “Hoje, o Mike está se graduando com um investimento considerável obtido ao longo desse período de incubação. O núcleo fez o possível e o impossível para apoiar o desenvolvimento dos empreendimentos incubados e o Mike é um exemplo de sucesso dessa iniciativa. Tenho certeza de que a empresa Educameeple não vai se limitar ao Espírito Santo ou ao Brasil, mas alcançará o mundo todo”, disse.
No encerramento, Felipe Malheiros, celebrou o sucesso dos incubados e reconhecer a importância da trajetória compartilhada durante a incubação. “Diferente de uma graduação tradicional, em que se busca um diploma para entrar no mercado de trabalho, essa graduação é simbólica, pois vocês já estão no mercado. É uma lembrança dessa trajetória e do aprendizado mútuo que ocorreu. Esse processo de incubação foi uma via de duas mãos: tanto vocês aprenderam conosco quanto nós aprendemos com vocês”, finalizou.
Confira toda a “Cerimônia de Graduação de Empreendimentos Incubados de 2024” no canal da Agifes, no YouTube.
Fonte: Agiifes
Redes Sociais