Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Cartilhas do MEC orientam uso consciente de celulares na escola
Início do conteúdo da página

Cartilhas do MEC orientam uso consciente de celulares na escola

Publicado: Segunda, 03 de Fevereiro de 2025, 09h52 | Última atualização em Segunda, 03 de Fevereiro de 2025, 09h52

Em breve, serão divulgadas orientações do Ifes para comunidade acadêmica.

Em janeiro, foi sancionada a Lei nº 15.100/2025, que regulamenta o uso dos celulares nas escolas. A iniciativa visa evitar o uso excessivo e descontextualizado para proteger a saúde mental, física e emocional dos estudantes, ao mesmo tempo em que incentiva o uso consciente e pedagógico da tecnologia.

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou na sexta-feira (31), dois guias práticos sobre o uso equilibrado e consciente de celulares na escola. Os materiais foram publicados em uma coleção digital sobre o tema na plataforma MEC RED. Um é voltado às escolas de todo o país, e o outro, às redes de educação. O material foi apresentado durante o webinário “Por que discutir o uso de celulares nas escolas? Reflexões e estratégias para um uso consciente”, transmitido pelo canal do MEC e do Conviva Educação no YouTube.

Os guias buscam conscientizar sobre uso responsável de dispositivos digitais e apresentam estratégias e diretrizes para apoiar a implementação da nova legislação, além de orientações práticas acerca dos desafios, das oportunidades e das estratégias para o uso consciente dos celulares no ambiente escolar. O foco é o uso pedagógico. As cartilhas para estudantes e familiares estarão disponíveis em breve.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgará nos próximos dias as orientações para estudantes e servidores da instituição, além de uma campanha de conscientização.

Confira todas as informações sobre a lei em: gov.br/mec/pt-br/celular-escola.

Celulares nas escolas
A Lei nº 15.100/2025 regulamenta o uso de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A vedação não se aplica ao uso pedagógico desses dispositivos. As exceções são permitidas apenas para casos de necessidade, perigo ou força maior. A lei também assegura o uso desses dispositivos para fins de acessibilidade, inclusão, condições de saúde ou garantia de direitos fundamentais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.