Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Incubadora do Ifes avança em processo de qualificação para obter certificações mais elevadas
Início do conteúdo da página

Incubadora do Ifes avança em processo de qualificação para obter certificações mais elevadas

Publicado: Quarta, 30 de Abril de 2025, 13h16 | Última atualização em Quarta, 30 de Abril de 2025, 13h16

A Rede de Incubadoras do Ifes busca consolidar excelência e ampliar impacto no ecossistema de inovação capixaba.

Nesta sexta-feira (2), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realiza o terceiro encontro de uma nova etapa do processo de qualificação com objetivo na conquista das certificações do CERNE nível 3 e 4, que representam os níveis mais avançados do modelo de referência adotado nacionalmente para incubadoras. Desde 2022, o Ifes já conta com as certificações CERNE nível 1 e 2, agora a meta é ampliar o impacto da Rede de Incubadoras da instituição, ao promover maior maturidade organizacional e articular ações estratégicas com parceiros.

O processo de qualificação é conduzido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). A coordenação geral é da Agência de Inovação do Ifes (Agifes), com participação ativa dos 17 Núcleos Incubadores (NIs) da instituição.

As atividades foram iniciadas nos dias 21 e 28 de abril com oficinas formativas que reuniram cerca de 40 participantes, entre coordenadores, bolsistas e colaboradores externos ligados aos NIs. A partir desse momento, foi constituído um grupo de trabalho mais enxuto, responsável por conduzir a implementação prática do CERNE 3 e 4. O grupo tem realizado reuniões semanais voltadas à adaptação de processos e à incorporação das práticas exigidas pelo modelo. Até o momento, já foram realizados dois encontros formais de consultoria, nos dias 10 de março e 11 de abril.

A formação foi conduzida pelo consultor Celso Roberto Perez, instrutor credenciado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que apresentou os fundamentos do modelo e os caminhos para a obtenção dos níveis mais elevados. O consultor destacou a importância da jornada do Ifes nesse processo e pontuou a importância do posicionamento estratégico da incubadora. “Foco, posicionamento e resultados são os três pilares fundamentais para a consolidação de um ambiente de inovação sustentável”. Ele ainda ressaltou que a proposta de valor deve ser clara para atrair investimentos e garantir a sustentabilidade do ambiente.

CERNE

O Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE) é uma metodologia desenvolvida pela Anprotec em parceria com o Sebrae para qualificar e sistematizar o processo de incubação no Brasil. O modelo é dividido em quatro níveis de maturidade: O CERNE 1 enfatiza a preparação dos empreendimentos; o CERNE 2, na gestão eficiente da incubadora; o CERNE 3, na articulação com redes e parcerias estratégicas; e o CERNE 4, no posicionamento global, ao promover a inserção das incubadoras e negócios no cenário internacional e em políticas públicas de inovação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página