Capes aprova novo curso de mestrado no Ifes
Mestrado Profissional Docência para a EPT será sediado no Campus Cachoeiro de Itapemirim.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou um novo mestrado para o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o Mestrado Profissional Educação Profissional e Tecnológica (ProfDocênciaEPT). O curso é vinculado à área de avaliação da Ciências e Humanidades para a Educação Básica e será ofertado em rede. No Ifes, o mestrado será ofertado no Campus Cachoeiro de Itapemirim. O curso será gratuito, com aulas presenciais, e a primeira oferta deve ocorrer em 2026.
A proposta aprovada foi vinculada ao Edital Capes 19/2024 voltados a criação de Programas Profissionais para a qualificação de professores da Rede Pública de Educação Básica (PROEB). De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero da Silva, a proposta do mestrado foi elaborada em conjunto por várias instituições da Rede Federal: Ifes, Instituto Federal de Brasília (IFB), Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Instituto Federal do Rio Grande Norte (IFRN), que será a instituição responsável pelo curso.
Com esse curso, o Ifes passa a ter 15 mestrados e três doutorados, totalizando 18 cursos de pós-graduação stricto sensu na instituição. “Essa é uma grande conquista para o Ifes e mostra o quanto avançamos na interiorização da pós-graduação. Em 2017, tínhamos dez cursos stricto sensu, sendo apenas um no interior. Agora, alcançamos a marca de 18 cursos de pós stricto sensu e, com esse novo mestrado, são seis no interior do estado”, destaca André.
Redes Sociais