Comissão divulga avaliação da Política de Cultura do Ifes
Relatório apresenta sugestões de aprimoramento, com a proposta de ampliar o diálogo sobre o papel da cultura na formação acadêmica e cidadã.
A Comissão de Avaliação da Política de Cultura do Ifes divulgou o relatório da pesquisa de percepção sobre implementação da política, que foi instituída pela Resolução do Conselho Superior nº 61/2021. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 de agosto e 18 de setembro de 2024. Participaram diretores-gerais, gestores de Ensino, gestores de Pesquisa, Pós-graduação ou Extensão e membros dos Núcleos de Arte e Cultura (NACs).
O relatório apresenta uma análise que destaca avanços, desafios enfrentados e sugestões de aprimoramento com a proposta de ampliar o diálogo sobre o papel da cultura na formação acadêmica e cidadã e contribuir com o fortalecimento das ações culturais no âmbito institucional.
A pesquisa avaliou que a maioria dos respondentes (67%) concorda que os campi ou unidades organizacionais promovem o acesso à arte e cultura como direitos constitucionais. Uma percentagem ainda maior (74%) concorda que o campus reconhece o direito de todos acessarem bens materiais e imateriais que representam sua tradição e história. A maioria (80%) também reconhece as manifestações culturais e artísticas como espaços legítimos de aprendizado no campus.
Entre os desafios apontados pelos participantes, estão a falta de recursos humanos especializados; a falta de tecnologias, ferramentas e de visibilidade da Política; e a necessidade de mais infraestrutura e recursos.
Redes Sociais