Estudante do Ifes é escolhida diretora de Direitos Humanos da UNE
Wal Candeia é aluna do Campus Serra e comporá a diretoria da entidade para o biênio 2025-2027.

A estudante Wal Candeia, do Bacharelado em Sistemas da Informação do Campus Serra, foi escolhida para compor a diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE) para o biênio 2025-2027. Wal é a nova diretora de Direitos Humanos da entidade, que funciona como um espaço e um veículo de lutas sociais e bandeiras do movimento estudantil do Brasil.
A UNE é a entidade máxima dos estudantes brasileiros e representa cerca de seis milhões de universitários de todos os 26 Estados e do Distrito Federal. Sua diretoria é composta a partir do Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), onde delegados de todo o Brasil, eleitos nas universidades e institutos federais, participam e votam na composição da nova gestão. É a partir desse processo democrático e nacional que são definidas as diretorias e coordenações da entidade.
De acordo com Wal, a Diretoria de Direitos Humanos atua na construção de políticas e ações voltadas para a defesa dos direitos fundamentais da juventude brasileira, com foco em temas como igualdade racial, diversidade, gênero, inclusão e combate a todas as formas de discriminação. “É um espaço de articulação com os movimentos sociais, entidades estudantis e órgãos de governo para promover iniciativas que impactam diretamente a vida dos estudantes", explica.
“Pelo menos na última década, o Ifes não possuía estudantes compondo a diretoria nacional da UNE e podemos dizer que esta é uma conquista histórica que reforça a presença e o protagonismo da nossa instituição no cenário nacional“, afirma. “Ter uma representação da nossa instituição na UNE significa ampliar a voz da nossa comunidade no debate sobre educação, permanência e direitos, trazendo para o espaço nacional as demandas e a realidade dos nossos estudantes", destaca Wal. Ela iniciou sua trajetória em 2019 no grêmio estudantil Édson Luís no Campus Serra e assumiu em 2023 a presidência do Centro Acadêmico, no mesmo campus.
Redes Sociais