Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Em missão exitosa, dirigentes da Rede Federal de EPT estreitam relação entre Brasil e México
Início do conteúdo da página

Em missão exitosa, dirigentes da Rede Federal de EPT estreitam relação entre Brasil e México

Publicado: Terça, 26 de Agosto de 2025, 14h01 | Última atualização em Terça, 26 de Agosto de 2025, 14h01

Reitor do Ifes, Jadir Pela, fez parte da missão ao México.



mexico interna

Mais uma missão internacional do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi concluída com êxito. Na última semana, o México recebeu onze conselheiros em uma agenda direcionada ao fortalecimento da cooperação acadêmica e científica entre os dois países. Ao longo de cinco dias, a delegação cumpriu com um roteiro intenso – acompanhe esta matéria e confira como foi a programação.

As atividades programadas foram viabilizadas a partir do trabalho articulado entre a Câmara e a Diretoria de Relações Internacionais do Conif, com apoio da Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior (ANUIES), da Embaixada do México no Brasil, da Embaixada do Brasil no México e do Fórum de Gestores de Relações Internacionais do Conif (Forinter).

Instituto Tecnológico de Puebla (ITP)
No primeiro dia, quarta-feira (20/8), os conselheiros conheceram o Instituto Tecnológico de Puebla (ITP), referência em ensino superior tecnológico do México. A instituição possui mais de oito mil estudantes – graduação e pós-graduação – nas áreas de Administração, Tecnologia da Informação, Logística e diversas Engenharias. Durante o encontro, os dirigentes da Rede Federal conheceram a estrutura da instituição, que mantém tradição em programas de intercâmbio e cooperação com diferentes países.

Direção Geral de Educação Tecnológica Agrícola e Ciências Marinhas (DGETAyCM)
Já na quinta-feira (21/8), na Direção Geral de Educação Tecnológica Agrícola e Ciências Marinhas (DGETAyCM) – dependência subordinada à Subsecretaria de Educação Secundária Superior da Secretaria de Educação Pública –, a delegação foi apresentada a projetos de conservação ambiental, como a iniciativa voltada para a preservação dos ajolotes, espécie de salamandra em risco de extinção. Estudantes do curso de hospedagem também promoveram uma celebração mexicana em homenagem à visita dos reitores brasileiros.

Escola Superior de Engenharia Mecânica e Elétrica, Unidade Culhuacán (ESIME)
A diretora da Escola Superior de Engenharia Mecânica e Elétrica, Unidade Culhuacán (ESIME), Dalia Domínguez, apresentou os principais programas da Escola e enfatizou a disposição em ampliar a cooperação, especialmente no eixo de inovação tecnológica, com foco em energia limpa. Já o diretor de Relações Internacionais, Eduardo Lima, destacou a sólida trajetória da instituição em iniciativas como a educação dual, o Collaborative Online International Learning (COIL), os programas de dupla titulação e de assistentes de idiomas.

A ESIME é uma instituição pública de ensino superior pertencente ao renomado Instituto Politécnico Nacional (IPN), presente em 75% do território mexicano. Reconhecida como uma das melhores instituições de engenharia da América Latina, a ESIME tem grande impacto nacional e internacional pela sua atuação em áreas como Engenharia Elétrica, Mecânica, Telecomunicações, Aeroespacial e Eletrônica, e pelo desenvolvimento de infraestrutura avançada nas indústrias de Energia, Radiodifusão, Telefonia e Sistemas Computacionais.

Além dos representantes da Rede Federal, participaram do encontro na ESIME dirigentes do Instituto Politécnico Nacional e da Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior (ANUIES). Ao término do debate os reitores conheceram os laboratórios de acústica, engenharia em sistemas automotores e de robótica.

Colegio Nacional de Educação Profissional Técnica – Conalep
Ainda no segundo dia, no Colégio Nacional de Educação Profissional Técnica (Conalep), vinculado à Subsecretaria de Educação Pública do México, a comitiva conheceu o modelo que integra educação profissional e setor produtivo. O Conalep possui 313 unidades em operação, e soma mais de 300 mil matrículas em áreas como Saúde, Eletricidade, Transporte, Turismo e Administração. A visita foi conduzida pela titular de estudo e intercâmbio acadêmico, Christian Penelope Guerreiro.

conalep

Centro de Estudios Tecnológicos Industrial y de Servicios Nº 1 (CETIS 1)
Por fim, na sexta-feira (22/8), a delegação visitou o Centro de Estudios Tecnológicos Industrial y de Servicios Nº 1 (CETIS 1), em Tláhuac, na Cidade do México. Vinculado à Dirección General de Educación Tecnológica Industrial (DGETI), o centro oferece formação de nível médio tecnológico e técnico-profissional em áreas como Mecatrônica, Programação, Inteligência Artificial e Comércio Internacional, conciliando formação acadêmica e preparação para o mercado de trabalho.

Visões dos conselheiros
Para a reitora do Instituto Federal do Pará (IFPA) e vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conif, Ana Paula Palheta, a ida ao México foi “muito produtiva”.

“Pudemos conhecer o sistema educacional mexicano e como a Educação Profissional Tecnológica do Brasil e os institutos tecnológicos mexicanos coincidem em sua missão, concepção filosófica de educação e, sobretudo, como nós podemos atuar em conjunto para fortalecer educação e formação profissional na América Latina”.

Ao final da missão, ela fez um convite às instituições mexicanas. “Podemos considerar a missão exitosa e, desse modo, convidamos também toda a delegação, todas as instituições mexicanas que nos receberam e conheça a Rede Federal. Esperamos ter representado bem o Brasil e a nossa educação profissional tecnológica que tanto nos orgulha e nos faz rodar o mundo”, finalizou.

O reitor do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, também compartilhou a experiência no México. “Tivemos a oportunidade apresentar, às instituições mexicanas, as experiências de cada instituição da Rede Federal. Falamos sobre inovação tecnológica e sobre o setor produtivo que desenvolvemos no Brasil. Fomos bem práticos também e levamos uma proposta de cooperação, com possibilidade de mobilidade para os estudantes e servidores”.

O reitor Carlos Guedes, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), reforçou a possibilidade de parcerias com o país. “Foi um encontro maravilhoso para fortalecer o intercâmbio de experiências com as nossas instituições, no Brasil. A gente ficou muito feliz por poder trocar experiências, falar sobre inovação tecnológica na Rede Federal.

Além de Ana Paula Palheta, Rafael Almada e Carlos Guedes, participaram da missão a presidente do Conif, Ana Paula Giraux; as reitoras Elaine Cassiano (IFMS) e Nilra Filgueira (IFRR); e os reitores Carlos Cesar Ferreira (IFMA), Jadir José Pela (IFES), Romaro Silva (IFAP), Valdir da Silva (IF Sudeste MG) e Victor Saraiva (IFF). O grupo também contou com o acompanhamento das diretoras de Relações Internacionais e de Relações Institucionais e Governamentais, Ana Carolina Oliveira e Fernanda Torres – respectivamente.

Fonte: Diretoria de Comunicação do Conif

registrado em:
Fim do conteúdo da página