Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Inscrições prorrogadas para cursos de qualificação profissional gratuitos do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Ifes
Início do conteúdo da página

Inscrições prorrogadas para cursos de qualificação profissional gratuitos do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Ifes

Publicado: Segunda, 01 de Setembro de 2025, 20h32 | Última atualização em Terça, 02 de Setembro de 2025, 16h36

São cem vagas oferecidas em cursos de qualificação profissional pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras.

As inscrições para os cursos de qualificação profissional ofertados pelo Programa Autonomia e Renda Petrobras foram prorrogadas até o dia 3 de setembro. As vagas são para os cursos de Caldeireiro, no Campus Aracruz; Montador de Andaimes, no Campus Cariacica; e Pintor Industrial, ofertado pelo Campus Cachoeiro de Itapemirim. A iniciativa é da Petrobras, em parceria com o no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Fundação de Apoio ao IFSul (FAIFSul), e tem como objetivo promover a qualificação profissional de moradores da área de abrangência da Petrobras, contribuindo para a geração de renda e o acesso ao mercado de trabalho.

Acesse o edital 71/2025: autonomiaerenda.com.br/editais.

Ao todo, são oferecidas cem vagas, sendo 35 vagas para o curso de Montador de Andaimes; 35 para o curso de Caldeireiro e 30 vagas para a turma de Pintor Industrial. Além de receber formação técnica de excelência, todos os selecionados terão direito ao material didático e a uma bolsa-auxílio mensal durante o período do curso, no valor de R$ 660. Para as mulheres com filho(s) de até 11 anos, a bolsa-auxílio será de R$ 858 mensais.

As inscrições são gratuitas e podem se inscrever pessoas com 18 anos ou mais, com Ensino Fundamental I completo (1º ao 5º ano). Serão priorizadas pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa, e que residam nos municípios das áreas de abrangência da Petrobras. Prioridade, também, para mulheres, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas trans e refugiados.

Curso de Montador de Andaimes
O crescimento do setor da construção civil, com grandes obras de infraestrutura e investimentos públicos e privados em projetos de médio e grande porte, fazem com que o montador ou montadora de andaimes seja um profissional altamente demandado. Veja um resumo das vagas:
- Vagas: 35 vagas
- Turno: Tarde
- Duração: 4 meses
- Perfil do curso: Prepara profissionais para executar projetos de montagem e desmontagem seguras e eficientes de andaimes, de acordo com normas e procedimentos técnicos.

Saiba mais sobre o curso aqui.

Curso de Pintor Industrial
O Pintor Industrial é um profissional necessário, principalmente, na execução de pintura industrial em tubulações e equipamentos com uso de ferramentas manuais e máquinas com tinta em diversos ramos de produção industrial, trabalhos metalúrgicos, mecânicos, automotivos e, inclusive, nos setores naval e civil. Veja mais sobre as vagas:
- Vagas: 30
- Turnos: Noite
- Duração: 4 meses
- Perfil do curso: Foco na preparação de superfícies e pintura industrial, além de conhecimento prático sobre saúde, segurança e meio ambiente.

Saiba mais sobre o curso aqui.

Curso de Caldeireiro
O Caldeireiro a executar o traçado de peças em material de aço carbono, inox, cobre, alumínio, chapa de ferro etc., cortar, dobrar, montar e fazer o acabamento nas peças traçadas, executar trabalho de corte e solda, abertura e fechamento de ligações flangeadas. Saiba mais:
- Vagas: 35
- Turnos: Noite
- Duração: 8 meses
- Perfil do curso: Qualificação em materiais de construção mecânica; operação de máquinas de torque; corte e solda de materiais; e técnicas de montagem e desmontagem industrial.

Saiba mais sobre o curso aqui.

Inscrições e seleção
Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário eletrônico disponível no site do Programa Autonomia e Renda Petrobras (autonomiaerenda.com.br) e anexar os documentos. Também haverá inscrições presenciais de segunda à sexta-feira das 17h às 20h, no Campus Aracruz; e das 9h às 17h nos campi Cariacica e Cachoeiro de Itapemirim.
A seleção será por sorteio público, realizado no dia 5 de setembro, no canal do Youtube da Faifsul, disponível no link: - . A divulgação dos resultados está prevista para o dia 9 de setembro de 2025. O início das aulas está programado para 13 de outubro.

As aulas do curso de Montador de Andaimes serão ministradas no Campus Cariacica (Rodovia Governador José Henrique Sette, 184, Itacibá). Já o curso de Caldeireiro será ministrado no Campus Aracruz (Av. Morobá, 248 - Conj. Morobá). E as aulas do curso de Pintor Industrial serão realizadas no Campus Cachoeiro de Itapemirim (Rodovia Engenheiro Fabiano Vivácqua, 1568, Morro Grande).

Para mais informações, acesse o site autonomiaerenda.com.br ou acompanhe as redes sociais do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

registrado em:
Fim do conteúdo da página