Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes conquista patente de composto farmacêutico extraído de planta da Mata Atlântica capixaba
Início do conteúdo da página

Ifes conquista patente de composto farmacêutico extraído de planta da Mata Atlântica capixaba

Publicado: Sexta, 03 de Outubro de 2025, 18h09 | Última atualização em Sexta, 03 de Outubro de 2025, 18h09

Desenvolvida em parceria com a UFMG e a UENF, a tecnologia mostra resultados promissores no combate ao câncer e a doenças neurológicas.

rauvolfia capixabae

 

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu ao Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) a carta-patente referente a uma invenção capaz de isolar compostos farmacêuticos com atividade antitumoral, extraídos de espécies da família Apocynaceae, com destaque para a planta Rauvolfia capixabae, nativa da Mata Atlântica capixaba. A patente foi desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

De acordo com a patente, a invenção descreve composições contendo substâncias como 16S-19E-isositsiriquina, Nb-óxido-(16S)-E-isositsiriquina e olivacina, alcaloides de origem vegetal que apresentaram resultados promissores em ensaios contra células tumorais. Em laboratório, essas substâncias demonstraram eficácia em linhagens de leucemia e câncer colorretal, além de apresentarem menor toxicidade em células normais, quando comparadas a fármacos já disponíveis no mercado.

Segundo a professora do Ifes campus Serra e uma das inventoras, Náuvia Maria Cancelieri, esse é o grande diferencial da descoberta:

“Os resultados foram promissores porque os compostos apresentaram alta seletividade, destruíam células cancerígenas sem afetar as células normais.”

Ainda conforme a pesquisa descrita na patente, o processo desenvolvido representa uma novidade em termos produtivos. Diferentemente de métodos relatados anteriormente na literatura científica, ele mostrou-se mais rápido, eficiente e com maior rendimento, ao permitir a obtenção de maiores quantidades de olivacina e isositsiriquina (moléculas naturais extraídas de plantas) com menos etapas laboratoriais. Nesse aspecto, Náuvia ressalta também o impacto econômico:

“O diferencial é que os alcaloides da Rauvolfia aparecem em maior quantidade, o que pode tornar a produção de medicamentos mais viável e acessível.”

A espécie Rauvolfia capixabae, conhecida popularmente como “grão-de-gato”, é encontrada em áreas de restinga e fragmentos de Mata Atlântica no Espírito Santo. Segundo a patente, até então havia poucos registros de estudos fitoquímicos sobre ela e o trabalho buscou valorizar o patrimônio natural do país e demonstrar o potencial de espécies nativas como fontes estratégicas de pesquisa em saúde.

Os testes relatados na patente também mostraram que a olivacina apresentou forte ação contra células leucêmicas, com destaque para a leucemia promielocítica aguda e a leucemia monocítica aguda. Os resultados indicaram que a substância pode ser tão eficaz quanto medicamentos convencionais, mas com menor impacto sobre células saudáveis. Já a 16S-19E-isositsiriquina e o Nb-óxido-(16S)-E-isositsiriquina também confirmaram seletividade contra células tumorais, o que reforça o potencial antineoplásico da invenção.

A conquista é fruto de anos de trabalho conjunto entre diferentes instituições de ensino e pesquisa. Para Náuvia, a cooperação científica foi decisiva:

“Esse trabalho só foi possível graças à parceria entre diferentes universidades e pesquisadores. Foi um esforço coletivo e interdisciplinar.”

Além dos avanços farmacológicos, a pesquisa também carrega um valor ambiental e social. Como destaca a inventora:

“Trabalhar com plantas significa também sustentabilidade. É uma tecnologia limpa, que respeita o meio ambiente e tem potencial de gerar benefícios concretos para a população.”

Veja os dados da patente:

Número do Depósito: BR 102017003539-5
Depósito: 21/02/2017
Expedida em: 26/08/2025
Títular: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes.
Título: Composições farmacêuticas contendo 16s-19e-Isositsiriquina, Nb-Óxido- (16s)-E-Isositsiriquina, olivacina ou extratos de cascas de raízes de espécies da família Apocynaceae, processo de isolamento e usos.
Inventores: Náuvia Maria Cancelieri; Antônio Flávio de Carvalho Alcântara; Adriano de Paula Sabino; Fernanda Cristina Gontijo Evangelista; Dorila Piló Veloso; Ivo José Curcino Vieira; Juliana Machado Brêtas; Raimundo Braz Filho.

Veja os dados de propriedade intelectual do Ifes:

26 cartas patente
100 pedidos de patente
129 softwares registrados
6 desenhos industriais registrados
14 marcas registradas
3 transferências de tecnologia
126 pedidos de patente (acumulado)
+ 400 atendimentos pela Agifes (acumulado

Para saber mais, acesse: agifes.ifes.edu.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página