Missão do Ifes participa de atividades do projeto Embrace em Portugal
Projeto financiado pelo programa Erasmus+ reúne instituições do Brasil, Portugal, Colômbia e Finlândia.
As professoras Marize Lyra Silva Passos e Vanessa Battestin, coordenadoras do projeto Embrace no Ifes, realizaram uma missão em Portugal entre 6 e 11 de outubro de 2025, com visitas ao Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e ao Instituto Politécnico do Porto (IPP). O projeto Embrace (Education Modernization Brazil, Colombia, Europe - the new era of digital higher education cooperation), financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, visa modernizar o ensino superior por meio da qualificação docente, focando em competências pedagógicas, digitais e na integração com o mundo do trabalho.
O projeto envolve cerca de 60 professores e gestores e reúne as instituições de ensino: Universidade de Hamk (Finlândia), que lidera o projeto; Instituto Federal do Espírito Santo, Instituto Federal de São Paulo e Universidade Federal do ABC (Brasil); Instituto Tecnológico de Pereira e Universidade Areandina (Colômbia) e Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). O Embrace é organizado em cinco pacotes de trabalho (Work Pack – WPs), cada um com objetivos específicos e complementares:
WP1 – Gestão e Garantia de Qualidade: responsável pela coordenação geral e pelo monitoramento do projeto;
WP2 – Desenvolvimento de Competências Pedagógicas e Digitais de Professores: que visa capacitar docentes e desenvolver MOOCs para um público mais amplo;
WP3 – Gestão Educacional Apoiada pelo Desenvolvimento de Competências: apoia gestores na criação de diretrizes sustentáveis;
WP4 – Colaboração entre Educação e Mundo do Trabalho busca aproximar instituições de ensino e setor produtivo; e
WP5 – Impacto e Disseminação: assegura a ampla divulgação e continuidade dos resultados alcançados.
Durante a visita ao IPB, a equipe do Ifes, composta ainda pelo diretor do Polo de Inovação Marcelo Schimidt e pelo pró-reitor de Extensão Lodovico Ortlieb, apresentaram as iniciativas que já foram realizadas pela instituição no âmbito do projeto Embrace junto às empresas Vale e Unimed, além de uma iniciativa em fase de planejamento com a Reserva da Vale. Eles também puderam conhecer processos de ensino, pesquisa, inovação, internacionalização e a ligação do IPB com o mundo do trabalho, que é o foco central do WP4.
Durante a visita ao IPB, houve ainda a assinatura de um novo termo de cooperação entre o Ifes e o IPB, que inclui a promoção da mobilidade de estudantes para disciplinas, estágios e investigação (incluindo co-orientação de teses); a mobilidade de servidores (docentes e técnicos administrativos) em ações de formação e/ou pesquisa (investigação); e a participação conjunta em projetos, pesquisas e programas.
Outra instituição visitada pelas coordenadoras do Ifes foi o Instituto Politécnico do Porto (IPP), especificamente o Centro de Inovação Pedagógica (CIP). O objetivo era conhecer trabalhos em andamento relativos à Educação a Distância (EaD), Inovação Pedagógica e Inteligência Artificial (IA).
Marize e Vanessa apresentaram ações do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), especialmente voltadas à pesquisa. As professoras ainda ministraram palestra sobre a Plataforma de Cursos Abertos do Ifes e seus impactos no ensino e na pesquisa, inclusive em projetos financiados como o Embrace, em que foi construída uma trilha de MOOCs multilíngue; os MOOCs UnAC e a Corte de Lovelace, ambos financiados pelo Governo do Estado; o Educador Maker, financiado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), entre outros.
Redes Sociais