Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Oportunidades de estudos
Início do conteúdo da página

Oportunidades de estudos

Publicado: Segunda, 13 de Dezembro de 2010, 01h07 | Última atualização em Quinta, 07 de Janeiro de 2016, 10h27

Inscrições abertas para mestrado, doutorado, bolsas de pesquisa e participação em simpósio.

O Consórcio Euromime oferece mestrado em Engenharia de Mídia para Educação. O consórcio procura estudantes europeus e não europeus interessados em um mestrado com dois anos de duração, trilingue, que combina períodos de estudo em três universidades europeias com um período de estudos na América Latina. As candidaturas devem ser enviadas até 3 de janeiro de 2011. Mais informações: http://www.euromime.org/.

O Programa Erasmus Mundus oferece bolsas de estudo para o European Master’s Course em Embedded Computing Systems, voltado a estudantes das áreas de engenharia elétrica, engenharia da computação, ciência da computação e disciplinas correlatas. Os interessados podem se inscrever até 16 de janeiro de 2011, pelo site www.emecs.eu. Também estão sendo oferecidas bolsas de estudo para o programa de pós-graduação Environment and Resources Management. Mais informações: http://www.enrem-master.info/ .

Os interessados em fazer doutorado na Alemanha têm até 3 de março de 2011 para inscrever-se na seleção 2011 do Programa Conjunto DAAD-Capes-CNPq de Bolsas de Doutorado. As bolsas são concedidas em três modalidades: doutorado integral, duplo doutorado e doutorado-sanduíche. As inscrições serão realizadas via Plataforma Carlos Chagas, do CNPq. Para acessá-la, basta usar os mesmos dados de acesso à Plataforma Lattes. Todas as bolsas incluem curso de alemão.

Mais oportunidades na Alemanha. As universidades alemãs oferecem cursos do idioma alemão e cursos acadêmicos em temas específicos ou interdisciplinares, em praticamente todas as áreas de conhecimento. Há cursos para graduandos, pós-graduandos e até mesmo para doutorandos e doutores. Consulte a relação no site http://www.daad.de/deutschland/deutsch-lernen/sommerkurse/00490.en.html .

O DLR, centro alemão de pesquisa aeroespacial, com atuação científica nas áreas espacial, aeronáutica, de transporte e energia, oferece bolsas a doutorandos (36 meses), pós-doutorandos (6 a 24 meses) e cientistas seniores (um a três meses) estrangeiros, altamente qualificados, para realizarem pesquisas especiais em um dos 29 institutos do DLR na Alemanha. Mais informações: www.daad.de/dlr .

E até 15 de fevereiro estão abertas inscrições para palestras e pôsteres para o 5º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável. O evento terá como tema “Preservação do clima e dos recursos naturais” e será realizado de 18 a 22 de julho de 2011, em Stuttgart, na Alemanha. Mais informações no site http://www.uni-stuttgart.de/deutsch-brasilianisches-symposium2011/.

registrado em:
Fim do conteúdo da página