Página inicial > Notícias > Tese que estuda o vírus da AIDS é apresentada em simpósio nacional

Tese que estuda o vírus da AIDS é apresentada em simpósio nacional

Publicado: Segunda, 04 de Julho de 2011, 16h06 | Última atualização em Quinta, 07 de Janeiro de 2016, 09h44

O trabalho será apresentado no XVI Simpósio de Química Teórica, que acontece nos dias 20 a 24 de novembro.

O professor de Química do campus Guarapari, Arlan Gonçalves, colaborou com o trabalho do aluno de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rosemberg Soares. A apresentação do trabalho será realizada no XVI Simpósio Brasileiro de Química Teórica, em Ouro Preto, Minas Gerais, que acontecerá nos dias 20 a 24 de novembro.

O trabalho é intitulado "Introspecção sobre os estados de ionização de resíduos catalíticos na HIV-1 Protease por dinâmica molecular híbrida (MQ/MM)" e investiga o papel funcional da enzima HIV-Protease, enzima responsável pela maior parte das mutações que ocorrem no vírus da AIDS. A conclusão do trabalho mostra que é possível favorecer a entrada de potenciais quimioterápicos usados no tratamento da AIDS.