Página inicial > Notícias > Equipe do campus Vitória passa para fase eliminatória em torneio internacional de Física

Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2013, 16h54 | Última atualização em Quinta, 07 de Janeiro de 2016, 10h06

Uma das equipes formadas no campus Vitória está classificada para a fase eliminatória nacional que ocorrerá no mês de maio, em São Paulo.

A equipe Bourbaki, formada por alunos do campus Vitória e orientada pelo professor Célio Marques, foi classificada para a etapa eliminatória nacional do International Young Physicist´s Tournament – IYPT, torneio de Física destinado a jovens que estejam cursando o Ensino Médio. O IYPT é um torneio que visa a estimular o interesse dos estudantes pela Física, desenvolvendo o pensamento autônomo e crítico e estimulando o trabalho investigativo e colaborativo dos participantes.

A nova fase para a qual a equipe foi selecionada será realizada em São Paulo, de 3 a 5 de maio. Ela acontecerá por meio de debates em torno dos 17 problemas propostos pelo comitê internacional do concurso. Os estudantes que mais se destacarem irão compor a equipe brasileira na etapa final do torneio, que ocorrerá em julho deste ano em Taypei, no Taiwan.

A equipe é formada pelos estudantes do curso técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Nikolas Oliveira Carneiro, Carolina Guimarães, Pedro Camata Verdini e Guilherme Marinot. Segundo o professor Célio Marques, os alunos têm se destacado na competição, demonstrando um nível de maturidade acadêmica muito superior ao observado para estudantes no nível médio. Para ele, este torneio difere de todas as demais olimpíadas propostas na escola, pois no IYPT os estudantes são estimulados a pensar nos problemas de forma muito mais crítica, construindo os próprios experimentos e, com isso, adquirem independência no pensamento científico.

Veja aqui o site oficial do IYPT e o site do IYPT Brasil.

Assunto(s): torneio , alunos , olimpíada