Página inicial > Notícias > Professores e alunos do Ifes são destaque em suas áreas de conhecimento

Professores e alunos do Ifes são destaque em suas áreas de conhecimento

Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2013, 08h16 | Última atualização em Quinta, 07 de Janeiro de 2016, 10h06

Um dos professores do campus Vila Velha ministrará palestra no maior evento de toxicologia do país.

A aluna Graciela Alessandra Schuwartz, do curso de pós-graduação lato sensu em Educação Profissional e Tecnológica, e sua orientadora Helaine Barroso do Reis, professora do campus Vitória, tiveram trabalho aceito para apresentação no 2º Congresso Luso Brasileiro em Investigação Qualitativa – CLBIQ.

O evento abordará, entre suas temáticas, os rumos da investigação qualitativa em Saúde, Educação, Sociologia e outras áreas e a eResearch e Corpus Latent na Internet. O congresso será sediado na Universidade de Aveiros, Portugal, de 16 a 18 de julho.

O estudo intitulado “As Tecnologias de Informação e Comunicação na Escolha Profissional de Adolescentes no Brasil: Desafios e Impacto Social” aborda a investigação da escolha profissional dos adolescentes de 13 a 18 anos pertencentes a diversas redes de ensino das cinco regiões do Brasil, sob os eixos das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, da família, da escola, da região, dos instrumentos e das dinâmicas de intervenção.

Como resultado, as TIC se mostraram importantes como ferramentas de difusão de conhecimentos na sociedade de aprendizagem integrada nas redes, em entrelace comunicacional e em dinâmicas de aconselhamento de carreira, evidenciando a importância da consolidação de políticas que garantam a acessibilidade tecnológica e os serviços de orientação profissional nas escolas de todo país.

Já o professor Wanderson Romão, do campus Vila Velha, foi convidado pela organização do XVII Congresso Brasileiro de Toxicologia – CBTOX para ministrar a palestra “Química forense: desenvolvimento de novos métodos analíticos aplicados na análise de drogas de abuso e balística forense”. O CBTOX é considerado o maior evento de país destinado à área de toxicologia.

A edição desse ano tem como objetivo tratar sobre a aplicação de métodos e técnicas inovadoras que revolucionam o estudo da Toxicologia. O congresso será realizado de 7 ao10 de outubro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

E o professor Rodrigo Loureiro Medeiros, do campus Cariacica, teve artigos relacionados a desenvolvimento e infraestrutura publicados em revista acadêmica e em portais. O artigo Gestão pública e infraestrutura foi escrito pelo professor juntamente com o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung. O artigo foi publicado no portal do Programa Rio Capital da Energia, uma iniciativa do governo estadual do Rio de Janeiro que tem como principal objetivo mobilizar a sociedade e concentrar recursos em torno do debate sobre o desenvolvimento sustentável na área energética.

O professor também teve trabalho publicado na revista acadêmica Observatorio Iberoamericano del Desarrollo Local y la Economía Social. O artigo, intitulado Dilemas e Impasses Históricos ao Desenvolvimento Brasileiro, foi escrito juntamente com o economista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, Gustavo dos Santos.