Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Parfor 2022
Início do conteúdo da página

Professores da rede pública podem se cadastrar para cursar segunda licenciatura no Ifes pelo Parfor

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 15h42 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 16h47

Prazo para cadastro na plataforma da Capes se encerra no dia 13 de julho.

Professores da rede pública de educação básica podem se cadastrar, até 13 de julho, para um dos cursos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) foi selecionado para ofertar 120 vagas em três cursos presenciais ainda em 2022, todos voltados a professores da rede estadual e das redes municipais que já possuem licenciatura, mas atuam em disciplinas fora da sua área de formação.

De acordo com o professor Augusto César Machado Ramos, coordenador institucional do Parfor no Ifes, o objetivo do programa é oportunizar uma segunda licenciatura aos professores da rede pública de educação básica para adequar a sua formação à área em que eles estão trabalhando. Os cursos ofertados pelo Ifes são: Segunda licenciatura em Química, no Campus Aracruz; segunda licenciatura em Física, no Campus Cariacica; e segunda licenciatura em Ciências Biológicas, no Campus Santa Teresa.

O professor interessado deve cadastrar ou atualizar seu currículo na Plataforma Capes de Educação Básica até o dia 13 de julho. A partir daí, o próprio sistema irá apresentar oferta de curso sugerida para o docente.

Depois desta etapa, feita pelo próprio candidato ao curso, haverá a fase de validação das inscrições, de 19 de julho a 19 de agosto, que será realizada pelas secretarias de Educação do estado e dos municípios, confirmando a atuação dos professores candidatos aos cursos. O resultado preliminar deve ser divulgado no dia 23 de agosto e, até 5 de setembro, será divulgado o resultado final dos cursos aprovados.

Para mais informações, acesse o Edital 008/2022.

registrado em:
Fim do conteúdo da página