Ifes avança na implantação do Teletrabalho
Expectativa é lançar edital no primeiro semestre de 2022. Servidores devem atualizar seus dados no SIGRH.
O Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes lança nesta quinta-feira (17) uma campanha para que os servidores atualizem seus dados no SIGRH, cumprindo mais uma etapa da implementação do Programa de Gestão do Ifes, ferramenta que permitirá aos servidores habilitados a execução de suas atividades de forma remota. O teletrabalho é uma modalidade deste Programa de Gestão do Ifes em que permite-se o cumprimento da jornada regular pelo participante fora das dependências físicas da instituição de forma remota, através da utilização de recursos tecnológicos.
A atualização dos dados no sistema do Ifes é importante para a alimentação adequada de dados de outro sistema, o Sistema do Programa de Gestão e Desempenho do Governo Federal (PGD - versão Susep), que será utilizado pelo Instituto para medir o desempenho dos servidores que estiverem trabalhando na modalidade de Teletrabalho.
A implementação do Teletrabalho do Ifes foi aprovada pela Resolução nº 60, de 25 de outubro de 2021, do Conselho Superior. A iniciativa atende a uma demanda identificada pela gestão da instituição, proposta a partir de seus processos democráticos. Segundo o reitor do Ifes, Jadir Pela, o teletrabalho tem o também o papel de preparar a instituição para os desafios contemporâneos. “É uma solução que está em consonância com os avanços tecnológicos e com o perfil de instituições inovadoras de todo o mundo”, explica.
Atualização dos dados no SIGRH
Os servidores deverão acessar o SIGRH, selecionar “Dados Pessoais” no painel de Acesso Rápido do Sistema e conferir as informações. Para alterar, o servidor deve clicar nos botões “Alterar e-mail”, “Alterar endereço” ou “Alterar outros dados pessoais”.
Funcionamento e implantação do Programa de Gestão do Ifes
O acompanhamento de todo o Programa de Gestão do Ifes será realizado por uma Comissão Central e pelas Comissões Locais instituídas no âmbito das Unidades. Segundo Dennis Cazeli, membro da Comissão Central, a expectativa é a de que os primeiros editais sejam lançados ainda no primeiro semestre deste ano. “Com a aprovação da resolução, estamos na fase de implementação da governança do Programa, que passa pela indicação das comissões locais nos campi”, explica.
As comissões locais de implementação e acompanhamento serão responsáveis pela alimentação do sistema e avaliação das solicitações dos servidores. Elas também vão formular, para cada campus, um Programa de Gestão de Desempenho próprio, no qual os servidores poderão cadastrar os planos de trabalho. A validação do plano de trabalho e o acompanhamento de sua execução ficará sempre a cargo da chefia imediata de cada servidor.
Após visitas técnicas a órgãos públicos que já adotam e um estudo de adequação da realidade do Ifes, a comissão apontou o sistema Programa de Gestão desenvolvido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), disponibilizado pelo Ministério da Economia, para ser utilizado na Instituição.
Outras etapas também estão previstas, como o treinamento dos diferentes perfis de usuários do sistema, das chefias e dos servidores, além da implementação de um teste prático (piloto) em setor da Reitoria que ainda está em definição.
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