Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Ifes sedia Encontro de Indicação Geográfica com a Rede Federal
Início do conteúdo da página

Ifes sedia Encontro de Indicação Geográfica com a Rede Federal

Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2024, 13h24 | Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2024, 13h34

Evento reunirá servidores da Rede Federal e representantes de cooperativas e associações no Campus Venda Nova do Imigrante.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) sediará o Encontro de Indicação Geográfica com a Rede Federal. O evento será realizado de 4 a 6 de setembro de 2024, no Campus Venda Nova do Imigrante. O encontro é destinado a servidores da Rede Federal, estudantes, representantes de cooperativas e associações e o público envolvido na temática, além dos coordenadores do Edital Setec/MEC nº 03/2022 de Desenvolvimento de Indicação Geográfica - IG.

A organização é da equipe de coordenação dos editais de fomento à Indicação Geográfica na RFEPCT, promovidos pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), em conjunto com o Núcleo Incubador do Campus Venda Nova do Imigrante. O evento tem como objetivo promover a capacitação, colaboração e impacto comunitário, atualizando conhecimentos, novas técnicas, pesquisas e tendências na área de propriedade industrial e de extensão.

A programação inclui palestras, painéis, minicurso, mostra de produtos de Indicação Geográfica dos projetos contemplados no Edital Setec/MEC nº 03/2022, além de visitas técnicas a locais como o Laboratório de Análise e Pesquisa em Café do Ifes, a Associação dos Produtores de Socol e diversas fazendas e cervejarias locais. Também está programada a apresentação final dos projetos no Eixo II (Estruturação de IG) e ​​no Eixo III (Incubação de IG). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site: even3.com.br/encontro-de-indicacoes-geograficas-com-a-rede-federal.

Entre os convidados e palestrantes já confirmados estão Higor Freitas, economista e gerente executivo da Associação dos Produtores de Queijo Canastra; Sérgio Vicente de Azevedo, doutor em Ciências Biológicas com experiência em genética e gestão ambiental; e Fernanda Barbosa Borges Jardim, diretora-geral do Polo de Inovação e Unidade Embrapii Soluções Agroalimentares do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

O evento tem fomento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e sua gestão é feita pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) em parceria com o Ifes. O Encontro de Indicação Geográfica com a Rede Federal conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), além da operacionalização financeira da Fundação de Apoio ao Instituto Federal do Espírito Santo (Facto).

RuralturES
No mesmo período, o município de Venda Nova do Imigrande receberá a 4ª Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES). O evento acontecerá de 5 a 8 de setembro, na Fazenda Pindobas.

A data do Encontro de Indicação Geográfica com a Rede Federal foi organizada paralelamente à RuralturES em parceria com o Sebrae/ES e Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB). Na Feira, haverá um estande dedicado à promoção das IGs dos participantes do encontro.

A 4ª RuralturES é uma iniciativa do MCC&VB, Sebrae/ES e Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante, com apoio da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures). Em 2023, a RuralturES teve mais de 30 horas de programação e, durante a Feira, os visitantes puderam acessar produtos de 140 empreendedores capixabas, desde artesanatos até cafés especiais, além de prestigiar apresentações culturais de música e danças folclóricas.

Indicações Geográficas
De acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a Indicação Geográfica (IG) identifica a origem de um produto ou serviço que tem certas qualidades graças à sua origem geográfica ou que tem origem em um local conhecido por aquele produto ou serviço.

A proteção concedida por uma IG, além de preservar as tradições locais, pode diferenciar produtos e serviços, melhorar o acesso ao mercado e promover o desenvolvimento regional, gerando efeitos para produtores, prestadores de serviço e consumidores.

Em 2023, o Espírito Santo alcançou o total de dez Indicações Geográficas. São elas: Panelas de Barro de Goiabeiras, Mármore de Cachoeiro de Itapemirim, Cacau em amêndoas de Linhares, Inhame de São Bento de Urânia, Café Conilon do Espírito Santo, Cafés Arábica das regiões das Montanhas do Espírito Santo, Café Arábica do Caparaó, Pimenta-rosa de São Mateus, Pimenta-do-reino do Espírito Santo e Socol de Venda Nova do Imigrante.

Edital 03/2022
O Edital nº 03/2022 selecionou projetos voltados ao desenvolvimento de Indicações Geográficas (IGs) em três diferentes eixos, relacionados às instituições da Rede Federal. Os projetos do Eixo I tratam do diagnóstico sobre potencial Indicação Geográfica, enquanto o Eixo II abrange projetos para estruturação de registro de IGs junto ao INPI. E o Eixo III trata da promoção e fortalecimento de negócios, por meio de incubação, de instituições representativas de IGs com pedidos concedidos ou em análise junto ao INPI.

registrado em:
Fim do conteúdo da página