Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Cursos > Pós-Graduação > Mestrado em Computação Aplicada
Início do conteúdo da página

Mestrado em Computação Aplicada

Publicado: Quarta, 30 de Janeiro de 2019, 12h18 | Última atualização em Sexta, 22 de Março de 2024, 10h20

Campus

Serra

Modalidade

Profissional

Sobre o curso

O Curso de Mestrado Profissional em Computação Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPComp) do Ifes é oferecido no âmbito do Campus Serra e possui duas Linhas de Pesquisa, sendo que cada candidato obrigatoriamente deve se inscrever em uma delas. Tais Linhas de Pesquisa são:

a) Inteligência Artificial (IA): A linha de pesquisa de (IA) busca avaliar, desenvolver e aplicar modelos, métodos e técnicas para propor sistemas capazes de adquirir e integrar conhecimento acerca dos domínios em que atuam. As principais áreas de atuação desta linha de pesquisa podem ser divididos em: Representação do Conhecimento, Sistemas Inteligentes e Aprendizado de Máquinas.

- A Representação do Conhecimento investiga formalismos e metodologias para a representação de conhecimento e sistemas que possibilitem o raciocínio automático a partir de uma base de conhecimento descrita em linguagem formal, o foco é na aplicação da representação do conhecimento aplicado à engenharia de software, na engenharia de requisitos, qualidade, verificação, validação e teste de software.

- Os Sistemas Inteligentes englobam os sistemas baseados no conhecimento que geram e utilizam conhecimentos de diferentes fontes, dados e informações de forma estruturada e não-estruturada. Esses sistemas ajudam na resolução de problemas complexos, análise de riscos e incertezas e no apoio à tomada de decisão e ações pelo ser humano. Alguns destes dados estarão na forma de imagens e vídeos, envolvendo a área de processamento digital de imagens e visão computacional.

- O Aprendizado de Máquina investiga algoritmos que aprendem um comportamento automaticamente a partir de exemplos. Os métodos desta área fazem uso de teorias provenientes principalmente das áreas de Estatística (reconhecimento de padrões estatístico) e Inteligência Computacional (paradigmas conexionista e evolucionário). Os temas concentram-se em algoritmos de classificação, ranqueamento, agrupamento e aprendizado multi-relacional.

b) Redes de Computadores (RC): Esta linha de pesquisa busca avaliar, desenvolver e aplicar modelos, métodos e técnicas para propor novas tecnologias de computação e de comunicação de dados que possam atender aos requisitos das novas aplicações distribuídas e infraestruturas de redes de computadores/telecomunicações, com ou sem fio. Nesse âmbito, destaca-se a investigação de tecnologias como: Computação em Nuvem, Redes Móveis e Ubíquas, Redes de Data Center, Redes Definidas por Software e Internet das Coisas. Com esta linha de pesquisa pretende-se formar profissionais capazes de investigar e desenvolver soluções inovadoras para a infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do futuro, que demanda por sistemas e aplicações distribuídas para processamento, armazenamento e comunicação de grandes volumes de dados com requisitos rigorosos de vazão e latência. Algumas das principais áreas de aplicação destas tecnologias estão ligadas a viabilização de paradigmas inovadores, como:

- Cidades Inteligentes, em que a infraestrutura de TIC é integrada à internet das coisas e sistemas inteligentes para gerenciar de forma mais eficiente, sustentável e segura os serviços e recursos das cidades; e

- Indústria 4.0, em que a infraestrutura de TIC é integrada à robótica, automação, internet das coisas, computação em nuvem e sistemas inteligentes para possibilitar que, em ambientes industriais, sistemas ciber-físicos (do inglês cyber-physical system – CPS) sejam capazes de utilizar capacidades computacionais e de comunicação para controlar processos físicos e tomar decisões de forma descentralizada.

Público-alvo

Portadores de diploma de curso superior em qualquer área de conhecimento, devidamente reconhecido, validado ou revalidado por órgão competente do Ministério da Educação ou designado por este.

Carga Horária

360 horas

Duração

24 meses

Coordenador

Francisco de Assis Boldt

Contato

27 3182-9200
ppcomp.serra@ifes.edu.br
Site

Autorização de oferta

Resolução do CS nº 41/2018

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página