Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Cursos > Pós-Graduação > Pós-graduação Especialização em Meio Ambiente
Início do conteúdo da página

Pós-graduação Especialização em Meio Ambiente

Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 08h15 | Última atualização em Terça, 07 de Fevereiro de 2023, 09h02

Campus

Linhares

Sobre o curso

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Meio Ambiente, Campus Linhares, oferecerá uma abordagem técnico-científico para análise, planejamento e tomada de decisões na área de projetos ambientais com foco no desenvolvimento sustentável.

A abordagem conceitual e prática do programa contemplam três pilares no processo de estudo ambiental, a saber: O social, o econômico e o ambiental.

Social: Trata-se da dimensão humana que está, direta ou indiretamente, relacionado às atividades desenvolvidas por uma organização. Isso inclui, além de seus funcionários, seu público-alvo, seus fornecedores, a comunidade a seu entorno e a sociedade em geral.

Econômico: Para que uma organização seja economicamente sustentável, ela deve ser capaz de produzir, distribuir e oferecer seus produtos ou serviços de forma que estabeleça uma relação de competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado, além de adotar padrões de controle ambiental e de sustentabilidade que preservem o meio ambiente.

Ambiental: O desenvolvimento sustentável ambientalmente correto se refere a todas as condutas que possuam, direta ou indiretamente, algum impacto no meio ambiente, seja a curto, médio ou longo prazos.

Nesta lógica, o desenho pedagógico do programa favorece a construção das seguintes competências profissionais: instrumental, operacional, gerencial e estratégica.

• Instrumental: trata da introdução de componentes preparatórios do profissional, visando à aprendizagem das bases conceituais do curso.

• Operacional: apresenta uma visão prática das abordagens sistêmicas e dos enfoques abrangentes na solução da problemática ambiental.

• Gerencial: aborda o referencial destas soluções para a tomada de decisões, com ênfase nas ferramentas práticas que serão utilizadas para enfrentar os desafios cotidianos do meio ambiente.

• Estratégica: discute a visão e a complexidade imposta para a sustentabilidade em longo prazo e delineia os rumos no âmbito da sustentabilidade.

O IFES, Campus Linhares, entende que as dimensões abordadas, inseridas principalmente no contexto local e regional, devem ser socializadas por profissionais qualificados na área de meio ambiente, abordando as características funcionais que envolvam diversas áreas de relação com os conceitos de desenvolvimento e preservação.

Neste sentido, o curso contribuirá para o aperfeiçoamento profissional, transmitindo conhecimentos sobre os aspectos teóricos e práticos do meio ambiente, numa perspectiva interdisciplinar, além de uma visão crítica dos modelos de sustentabilidade.

Público-alvo

Profissionais com curso superior em qualquer área do conhecimento reconhecido pelo MEC, que atuam no setor público ou privado e que pretendem promover a consciência ambiental, investigar problemas ambientais e procurar soluções que proporcionem um desenvolvimento sustentável.

Carga Horária

375 horas

Duração 

24 meses

Coordenadora

Marina Cominote
mcominote@ifes.edu.br

Contato

Telefone: (27) 3264-5712
E-mail: posgraduacao.lin@ifes.edu.br

Portaria de autorização

Portaria nº 755, de 5 de abril de 2022

Site

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página