Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias para o servidor > Docentes que completaram estágio probatório podem requerer aceleração da promoção
Início do conteúdo da página

Docentes que completaram estágio probatório podem requerer aceleração da promoção

Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2016, 16h27 | Última atualização em Quinta, 08 de Março de 2018, 15h14

É permitido ao docente requerer até duas acelerações mediante a obtenção da titulação de especialista e mestre ou doutor.

Os servidores docentes do Ifes que ingressaram na carreira a partir de 1º de março de 2013, que tenham a titulação de especialistas, mestres ou doutores, poderão requerer a aceleração da promoção depois de aprovados do estágio probatório. Para isso, deverão preencher requerimento à Diretoria de Gestão de Pessoas (no caso da Reitoria) ou ao diretor-geral (no caso dos campi), juntando a cópia do título e da portaria de estabilidade.

A promoção se dá quando o docente muda de classe, por exemplo, saindo da DI para a DII. É diferente da progressão, quando o servidor se desenvolve dentro da mesma classe, passando, por exemplo, do primeiro para o segundo nível da classe DI. A cada 24 meses, o docente pode se desenvolver na carreira por meio das progressões e promoções.

Já no caso da aceleração da promoção, não é necessário esperar esse tempo, ou seja, o docente que adquiriu a estabilidade e conquistou título de especialista ou mestre ou doutor poderá pedir em qualquer tempo a aceleração. Aqueles que apresentarem título de especialista, poderão passar de qualquer nível da classe D I para o nível 1 da classe D II. Os que apresentarem título de mestre ou doutor, poderão sair de qualquer nível das classes D I e D II para o nível 1 da classe D III. Nesse caso, a data da aceleração passará a valer para as próximas progressões e promoções.

É permitido ao docente requerer até duas acelerações mediante obtenção da titulação de especialista e mestre ou doutor, considerando que elas independem do interstício. Em caso de dúvida, o servidor deverá obter informações junto à Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (no caso de docentes em exercício na Reitoria) e a Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (no caso de docentes em exercício nos campi).

Fim do conteúdo da página