Cuidado com o spam!

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2017, 14h50 | Última atualização em Terça, 28 de Março de 2017, 08h16

Veja dicas de como lidar com os e-mails indesejados.

Spam é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Os cibercriminosos utilizam esses e-mails indesejáveis com o objetivo de aplicar golpes ou praticar outros crimes virtuais.

O Serviço de Correio Eletrônico do Instituto Federal do Espírito Santo, nos últimos meses, tem recebido inúmeros spams que, devido a uma grande variedade de forma e de conteúdo, conseguem burlar os mecanismos de segurança e alcançar as contas de e-mails de nossos usuários.

Embora as atividades técnicas para abrandar ou conter esse tipo de mensagem já estejam em curso, devemos fazer a nossa parte. Assim, relacionamos um conjunto de dicas e procedimentos para utilizarmos na luta contra os cibercriminosos.

1. Não forneça suas credenciais de acesso a ninguém!

As equipes de Tecnologia da Informação (TI) do Ifes (DRTI e CTIs) jamais solicitam aos usuários o envio de suas credenciais de acesso (login e senha). Portanto, caso alguma mensagem solicite tal conjunto de dados, ignore-a e encaminhe a mensagem para a TI da sua localidade.

2. Forneci meus dados, e agora?

Caso você tenha fornecido suas credenciais de acesso ou seus dados pessoais em reposta a uma solicitação por e-mail, troque a sua senha imediatamente, a partir de um computador seguro. Possivelmente o cibercriminoso está enviando e-mails, em seu nome, para outros usuários ao redor do mundo. Trocar a senha invalidará as ações do cibercriminoso. Caso não saiba como alterar sua senha, procure ajuda nos setores de TI dos campi e Reitoria.

3. Cuidado com o reaproveitamento de senha!

A prática de reaproveitamento de senha, ou seja, de utilizar a mesma senha em vários serviços e sites, pode expor os usuários a risco muito elevado. O recomendado é que se adote senhas diferentes para cada serviço ou site que utiliza. Desta forma, caso tenha fornecido uma de suas senhas a um cibercriminoso, bastará alterar a senha daquele serviço ou site. Agora, se utiliza a mesma para vários locais, é imperativo que altere todas as outras, tomando o cuidado de não definir uma senha que já esteja sendo utilizada em outro local ou serviço.