Prodi divulga relatório sobre início do funcionamento do novo ponto eletrônico
Em breve, a regra de registros de frequência será apreciada pelo Conselho Superior do Ifes.
A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), divulgou, nesta segunda-feira (15), um relatório sobre os primeiros quinze dias de funcionamento do novo ponto eletrônico, por meio do SiGRH. “O sistema foi implementado com sucesso, embora tenham ocorrido alguns problemas de ordem técnica”, afirmou o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo. Logo nos primeiros dias foram divulgadas orientações complementares e comunicados sobre instabilidades do sistema. Ele lembrou ainda que “a regra de registros de frequência ainda será apreciada e aprovada pelo Conselho Superior do Ifes, onde pequenos ajustes ainda poderão ocorrer”.
Em paralelo estão sendo realizados os ajustes e configurações necessárias para que novas máquinas físicas de datacenter, adquiridas pela Reitoria em 2018, entrem em operação. “Tais máquinas trarão a solução definitiva para as instabilidades observadas nos últimos dias e ainda nos darão capacidade de avançar na implantação de novos serviços do SIG (acadêmico, pesquisa, extensão, orçamento, compras etc.)”, disse o gestor. “Isso possibilitará também a retomada dos serviços que foram desligados emergencialmente”, destacou.
Veja abaixo o relatório apresentado pela Prodi:
1° de julho
No primeiro dia o sistema apresentou forte instabilidade por sobrecarga provocada por inúmeros acessos simultâneos. O problema foi corrigido a partir do "desligamento" de alguns serviços hospedados no Datacenter.
2 de julho
A instabilidade diminuiu muito, mas ainda ocorreram problemas especialmente na hora do almoço. Novos ajustes foram realizados e outros serviços foram desligados, como por exemplo os ambientes de Desenvolvimento e Treinamento do SIG. Esse procedimento liberou recurso computacional para o ambiente do SIG em Produção, consequentemente reduziu as falhas e estabilizou o sistema.
3 de julho
Não foram identificadas interrupções no serviço ou indisponibilidade do SIG durante todo o dia.
4 de julho
Houve uma interrupção após as 12 horas, sendo necessários novos ajustes e configurações.
A partir de 4 julho
Outras configurações foram realizadas nos dias subsequentes com o objetivo de compatibilizar a retomada dos serviços que foram desligados, sem comprometer a capacidade de processamento do Datacenter nos horários de pico do ponto eletrônico.
8 de julho
Após relatos em redes sociais que o ponto estaria registrando datas equivocadas a equipe técnica apurou os fatos e não encontrou nenhuma inconsistência, acreditando que os dados divulgados podem ter sofrido alterações.
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