Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias para o servidor > Ifes apresenta nova metodologia para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas
Início do conteúdo da página

Ifes apresenta nova metodologia para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas

Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 12h44 | Última atualização em Segunda, 03 de Agosto de 2020, 12h44

Também foi definido o cronograma de execução do plano para 2020/2021.

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) 2021 do Ifes encontra-se em fase de elaboração. O prazo para preenchimento das ações de capacitação previstas no portal do Sipec se encerra no dia 14 de agosto, em atendimento ao Decreto N° 9.991/2019. Para facilitar todas as etapas desse processo, desde o planejamento até a execução das ações, a Coordenadoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas (CSDP) do Ifes criou uma nova metodologia.

Na última semana, a proposta foi apresentada aos dirigentes e às Coordenadorias Gerais de Gestão de Pessoas (CGGPs), que puderam fazer suas contribuições sobre o tema. A metodologia visa aproveitar as demandas apontadas pelos servidores em 2019 concomitantemente à realização do Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) em 2020.

A proposta de elaboração do novo Plano de Desenvolvimento de Pessoas do Ifes se constitui de três etapas:

1) definição de competências prioritárias para o desenvolvimento dos servidores em 2021;

2) aproveitamento das demandas registradas no PDP 2020, classificadas e priorizadas conforme competências definidas; e

3) realização do LNC 2020, para atualização do banco de dados a partir das novas demandas.

Desse modo, as ações de capacitação que foram apontadas no LNC 2019 e mas que não puderam ser executadas em neste ano em função do contexto da pandemia, poderão ser registradas na primeira versão do Plano a ser incluída no portal do Sipec, enquanto o LNC 2020 subsidiará a primeira revisão do PDP, possibilidade já prevista pelo Sipec.

De acordo com a coordenadora de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas do Ifes, Laís Miranda Moro, “tão logo o governo federal retorne o parecer do PDP, será divulgada uma versão final do documento, apresentando as ações consolidadas e estabelecendo critérios e procedimentos para o desenvolvimento dos servidores no Ifes em 2021”.

É importante lembrar que as ações de capacitação apresentadas constituem uma proposta de oferta do próprio Ifes. Os treinamentos realizados por iniciativa do servidor continuarão sendo analisados individualmente, por sua natureza diversa e heterogênea.

Acesse a proposta do Plano de Desenvolvimento de Pessoas do Ifes 2021 e o seu cronograma de execução.

Fim do conteúdo da página