Página inicial > Notícias para o servidor > Cass realiza levantamento sobre impactos da pandemia na saúde dos servidores

Cass realiza levantamento sobre impactos da pandemia na saúde dos servidores

Publicado: Segunda, 19 de Julho de 2021, 13h33 | Última atualização em Segunda, 19 de Julho de 2021, 15h52

Questionário on-line pode ser respondido até 2 de agosto.

A Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor (Cass) realiza, por meio de questionário on-line, o “Levantamento sobre impactos da pandemia de Covid-19 na saúde dos servidores do Ifes”. O formulário já está disponível e pode ser respondido por todos os servidores até o dia 2 de agosto.

O objetivo é levantar informações para melhor compreender o impacto da pandemia na saúde e bem-estar dos servidores, identificar o alcance e distribuição da infecção, a gravidade dos sintomas, a necessidade de atendimento médico-hospitalar apresentada pelos servidores e os principais sintomas remanescentes da Covid-19.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Luciano Toledo, explica que o retorno gradual e seguro às atividades presenciais foi determinado pelo Governo Federal por meio da Instrução Normativa SEDGG/ME nº 109, de 29 de outubro de 2021 (alterada pela Instrução Normativa SEDGG/ME nº 37, de 25 de março de 2021). Tal determinação ensejou a publicação da Portaria GR nº 18, de 5 de janeiro de 2021, que organizou o retorno gradual no âmbito do Ifes, em sintonia com o Mapa de Risco para a Covid-19, publicado semanalmente pelo Governo do Estado.

“Felizmente nas últimas semanas houve uma estabilização positiva no mapa de risco do Espírito Santo. Isso nos dá a esperança de que estejamos caminhando para um maior controle do cenário de pandemia e abre possibilidade de, em linha com a nossa Portaria 18 e suas alterações, avançarmos com o retorno seguro das atividades presenciais na instituição”, comentou.

A Portaria n. 18/2021, alterada pelas portarias nº 1.149/2021 e nº 1.161/2021, prevê até 30% dos servidores no ambiente de trabalho, caso o município esteja classificado como verde (baixo risco) no Mapa de Risco. Também estão em atividade preferencialmente remota aqueles que se autodeclararam como parte de grupo de risco ou responsáveis únicos por criança em idade escolar, entre outros.

O levantamento sobre impactos da pandemia de Covid-19 na saúde dos servidores do Ifes também será relevante para balizar a evolução das orientações sobre o retorno às atividades presenciais, tanto administrativas quanto pedagógicas. Cabe frisar que a Portaria 18 não se aplica diretamente às atividades pedagógicas, que serão regulamentadas no âmbito dos colegiados superiores (CEPE, Colégio de Dirigentes e Conselho Superior).

Acesse o Levantamento sobre impactos da pandemia da Covid-19 na saúde dos servidores do Ifes