Página inicial > Notícias para o servidor > Ifes orienta servidores sobre retorno gradual e seguro a partir de 2 de agosto

Ifes orienta servidores sobre retorno gradual e seguro a partir de 2 de agosto

Publicado: Quarta, 28 de Julho de 2021, 08h41 | Última atualização em Quarta, 28 de Julho de 2021, 08h41

O retorno leva em conta a aprovação da transição das APNPs para retorno presencial gradual.

Com a deliberação do Conselho Superior do Ifes pela transição das atividades pedagógicas não presenciais (APNPs) para um modelo de ensino flexível, a instituição se prepara agora para intensificar a organização do retorno presencial de todas as atividades do Instituto a partir da próxima segunda-feira, 2 de agosto.

A operacionalização do retorno gradual e seguro considera o avanço da vacinação dos profissionais de educação, e da população em geral; e utiliza o mapa de risco semanal para a Covid-19 numa estabilidade de baixo risco. O retorno leva em conta ainda a aprovação da transição das APNPs para retorno presencial gradual, conforme Resolução CS 36/2021. Tais medidas estão associadas ao cumprimento dos protocolos de biossegurança, como o distanciamento mínimo, uso de máscaras e álcool 70% , entre outros.

Para orientar os servidores quanto ao retorno às atividades presenciais, o Ifes já conta com documentos que definem as diretrizes e protocolos de biossegurança (como distanciamento, uso de máscaras, número de pessoas permitidas em cada ambiente, entre outros), disponíveis em: ifes.edu.br/coronavirus.

No que diz respeito às normativas, segue em vigor a Portaria nº 18/2021, alterada pelas portarias nº 1.149/2021 e nº 1.161/2021, que prevê que a presença de servidores e empregados públicos em cada ambiente de trabalho não deverá ultrapassar 30% do limite máximo de sua capacidade física, mantendo-se o distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas, caso o município esteja classificado como verde (baixo risco) no Mapa de Risco do Governo do Estado.

O documento também prevê que os servidores que se autodeclararam como parte de grupo de risco ou responsáveis únicos por criança em idade escolar, entre outros casos, devem ser priorizados para a execução de trabalho remoto. Cada unidade do Ifes, por meio de seus gestores, deverá efetuar sua organização do trabalho de modo a retornar gradativamente a presencialidade das atividades laborais.