Construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas começa a partir de segunda-feira (12)
Documento embasará a oferta e a realização de ações de capacitação para 2025.
A partir da próxima segunda-feira (12), terá início a construção do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) para o ano de 2025. O documento embasa a oferta e a realização de ações de capacitação pelos servidores.
Neste primeiro momento, será realizado o levantamento de demandas de capacitação. Assim como foi feito no ano passado, devem ser realizadas reuniões entre as equipes de trabalho para identificar as demandas por capacitação de cada setor, de maneira alinhada aos seus objetivos. Os grupos de trabalho utilizarão um modelo Canvas disponibilizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em que deverão responder a questões que identificam problemas de desempenho a serem solucionados, descrevem as demandas por capacitação e as situam na estrutura organizacional. Veja o modelo Canvas.
Todo o processo será feito por meio do portal do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec). Os diretores sistêmicos dos campi serão cadastrados no sistema para lançar as demandas identificadas na reunião de equipe e, posteriormente, a diretoria-geral do campus deverá validar todas as demandas do campus.
O processo no âmbito da Reitoria será um pouco diferente. Os pró-reitores, a chefia de gabinete e a diretoria do Cefor serão cadastrados no sistema para lançar as demandas identificadas na reunião de equipe. Posteriormente, a Diretoria Executiva precisará fazer a validação de todas as demandas da Reitoria.
A quantidade de demandas a ser cadastrada não será limitada, porém, o diretor-geral de cada campus precisará validar as demandas lançadas por cada diretoria sistêmica bem como a diretora executiva deverá validar as demandas de cada uma das pró-reitorias, do Cefor e do gabinete da Reitoria.
Mesmo sem a limitação, é importante que sejam cadastradas apenas as demandas prioritárias. O “USUÁRIO PDP” deve registrar apenas as necessidades de desenvolvimento que serão atendidas com ações de capacitação em 2025. Se houver alteração da necessidade ao longo da execução do plano, o servidor deverá fazer a solicitação de alteração nas “janelas” de revisão do PDP (são admitidas revisões trimestrais). As necessidades previstas no plano que não forem executadas deverão ser justificadas.
Após esses dois momentos, a área de Gestão de Pessoas fará a análise, priorização e aglutinação das demandas repetidas na unidade para a formação do Plano de Desenvolvimento de Pessoas e encaminhará o PDP para aprovação do reitor, autoridade máxima no Ifes. O prazo para realizar todo o processo se encerra no dia 30 de setembro.
Afastamentos e licenças para capacitação
Não serão admitidas necessidades que representem interesse particular de um servidor específico, somente demandas que representem uma necessidade reconhecida pela equipe. Uma equipe pode ter uma necessidade que, no momento, seja de apenas um servidor, mas, desde que todos a reconheçam como uma necessidade do setor, ela poderá ser considerada.
Nos editais internos de concessão de licença para capacitação e afastamento serão priorizadas as áreas que foram demandadas pelas equipes e definidas como prioridade.
Cronograma
Conforme planejamento da Coordenadoria de Seleção e Desenvolvimento de Pessoas da Reitoria (CSDP), os encontros para debate e preenchimento do modelo Canvas serão realizados a partir do dia 12 de agosto, sendo que o lançamento das demandas levantadas no Sipec para validação deve acontecer até 13 de setembro. A expectativa é finalizar todo o processo, com a aprovação do PDP, até 27 de setembro. Confira a proposta de fluxograma de trabalho:
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