Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
PT EN FR DE ES
Página inicial > Notícias > Projeto coordenado pelo Ifes é aprovado em chamada pública
Início do conteúdo da página

Projeto coordenado pelo Ifes é aprovado em chamada pública

Publicado: Segunda, 20 de Julho de 2009, 10h00 | Última atualização em Segunda, 20 de Julho de 2009, 11h07

O objetivo do Projeto Simo é desenvolver um sistema portátil capaz de classificar os estágios de consciência de motoristas por meio da análise dos sinais biológicos, evitando que o motorista adormeça enquanto dirige.

O Projeto Sistema de Monitoramento para Motoristas – Simo, que tem o Ifes como Instituição Interveniente Executora, foi aprovado na chamada pública MCT/Sebrae/Finep/Ação Transversal – Cooperação ICT – MPE inseridas em APL - 01/2007.

O desenvolvimento do projeto Simo terá execução técnica coordenada pela Incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica do Ifes (http://incubadora.ifes.edu.br) em parceria com a TecVitória (proponente do projeto) e as empresas Imatic, SSBrasil e Vixplan (cofinanciadores do projeto).
O objetivo do Projeto Simo é desenvolver um sistema portátil capaz de classificar os estágios de consciência de motoristas por meio da análise dos sinais biológicos, tais como musculares e cerebrais, evitando que o motorista adormeça enquanto dirige.

Estes sinais biológicos captados e analisados pelo sistema serão capazes de classificar os diferentes estágios de consciência do motorista. De acordo com a classificação, o sistema poderá emitir avisos para garantir que o condutor permaneça acordado ou até mesmo provocar a parada do veículo. Um histórico dos estágios de consciência do motorista será gerado, podendo ser analisado posteriormente. Atualmente são comuns veículos de carga dotados de comunicação via satélite. Neste caso, o sistema poderá prever o acompanhamento remoto do estágio de consciência do motorista em tempo real.

Os recursos que financiarão o projeto são provenientes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/ Ministério da Ciência e Tecnologia) e do Sebrae. Eles têm como objetivo apoiar projetos de inovação tecnológica de grupo de Micro e Pequenas Empresas inseridas em Arranjos Produtivos Locais (APLs) situados nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página