Página inicial > Notícias > Assembleia Legislativa homenageia o Ifes

Assembleia Legislativa homenageia o Ifes

Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2009, 18h53 | Última atualização em Segunda, 21 de Setembro de 2009, 18h57

O Instituto Federal do Espírito Santo recebeu na última quinta-feira, 17 de setembro, uma homenagem pela comemoração de seus100 anos, em Sessão Solene realizada na Assembleia Legislativa.

A solenidade foi proposta pelo deputado Paulo Roberto, ex-aluno do Ifes, pela relevância dos serviços promovidos pela Instituição de ensino no desenvolvimento do Espírito Santo. No início da sessão, a banda do 38º Batalhão de Infantaria executou o Hino Nacional Brasileiro e Hino Oficial do Estado do Espírito Santo.

A Mesa de Honra foi composta pelo reitor do Instituto, Denio Rebello Arantes; pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, Jorge Góes Coutinho; pelo vice-reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, professor  Reinaldo Centoducate, pelo pró-reitor  de Desenvolvimento Institucional do
Ifes, professor Jadir José Pela; pelo presidente do Crea-ES, engenheiro Luiz Fiorotti; pelo ex-diretor do Instituto e representante de todos os ex-diretores, professor Zenaldo Rosa da Silva; e pela gerente de Ensino e Gestão Educacional do campus Colatina,  Maria Luiza Linhalis.

Paulo Roberto relembrou a história dos 100 anos do Ifes, desde a Escola de Aprendizes Artífices, criado em 1909, até a realidade do Instituto. O deputado lembra que, na época,  precisou sair de sua cidade, Cachoeiro de Itapemirim, e vir morar na capital para poder estudar na “Escola Técnica”, que só existia em Vitória. “Foram 11 anos estudando nessa Instituição. Uma trajetória que certamente contribuiu para minha vida profissional e formação política”, conta.

Para o reitor, Denio Rebello, o centenário do Instituto e seu alargamento para outras regiões só foi possível devido ao apoio e articulação das pessoas que acreditaram na sua necessidade para o Estado: “Essas pessoas ajudaram a construir a história do Ifes, hoje o maior Instituto Federal do Brasil. Reunir, não separar. Essa é a lição que eu tenho a aprender com o Jadir, uma pessoa que conseguiu reunir a Instituição inteira para ela chegar onde chegou hoje”. Jadir, ex-reitor, dirigiu a escola por 10 anos, em suas três fases: Etfes, Cefetes e Ifes.

Denio ressalta que hoje o Ifes atende à cidade e ao campo e também a todas as faixas sociais. “Nossas mudanças são decorrentes das mudanças da sociedade, e é preciso que continuemos cumprindo esse papel social. Nossa história de 100 anos é isso”, diz o reitor.

Ao final da cerimônia, apoiadores do Ifes foram homenageados com diplomas e comendas Loren Reno, concedidas a brasileiros e estrangeiros que se destacaram em atividades educacionais, parlamentares, industriais, empresariais e artísticas. A Sessão Solene foi encerrada ao som da Marcha Eteviana, hino oficial da escola.

Foram homenageados:

Denio Rebello Arantes